{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Ponta Grossa

Por que as crianças roncam? Otorrinolaringologista de PG explica

há 5 anos

Redação

Publicidade
Por que as crianças roncam? Otorrinolaringologista de PG explica
Publicidade

Engana-se quem pensa que apenas os adultos roncam enquanto dormem. Criança também ronca e o ronco pode começar antes mesmo do pequeno completar três anos de idade. As causas são as mais variadas, assim como as formas de tratamento.

Segundo a otorrinolaringologista no Super Dr. Saúde Integrada, em Ponta Grossa (Paraná), Mariana Krelling Salgado, o ronco na infância é comum, porém pode indicar uma série de problemas, então é preciso descobrir a causa.

Ela explica que normalmente o ronco está ligado a algum grau de obstrução da via aérea e entre as principais causas desse bloqueio o aumento da adenoide, amigdala e dos cornetos nasais (cornetos são estruturas laterais do nariz que em algumas pessoas são aumentados de tamanho devido, principalmente, à rinite). 

Mas quando é a hora de se preocupar com o ronco infantil? Segundo a médica, todo ronco precisa ser considerado.  Nos casos mais graves, é possível que a criança apresente até mesmo a apneia do sono, o que pode resultar em complicações no dia a dia do pequeno como levá-lo a hiperatividade, sonolência diurna, baixo rendimento escolar, além de alteração na pressão arterial, problemas cardíacos, resistência à insulina e deficit no crescimento e no desenvolvimento.

E não é só. A criança que respira pela boca, devido a obstrução de via aérea, também pode apresentar alterações no desenvolvimento dos dentes, céu da boca e maxilar. “Se não for tratado, o ronco pode afetar a qualidade de vida, do sono, e até mesmo o desenvolvimento do esqueleto facial trazendo consequências na idade adulta”, afirma Mariana.

De acordo com a médica, primeiro é preciso descobrir o que está causando a respiração pela boca para depois escolher a forma de tratamento. “Às vezes, o tratamento é uma medicação nasal para desinchar e desinflamar o nariz por dentro, mas, se for um aumento importante do corneto ou até mesmo da adenoide ou amigdala, a solução é cirúrgica”, diz.

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Fundação Municipal de Saúde alerta para riscos de acidentes com escorpiões
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia