Sábado, 27 de Abril de 2024

Seminário São José é reaberto e tem novo reitor

Dom Sergio confiou a missão ao padre Hélio Guimarães. Seminário acolhe jovens na etapa do Discipulado
2024-02-17 às 16:45
Após a leitura do Decreto de Nomeação, padre Hélio renovou sua profissão de fé – Foto: Jefferson Sviercoski Sanchez

A reabertura do Seminário Maior São José, na Vila Estrela, em Ponta Grossa, e posse de padre Hélio Guimarães como reitor aconteceram na sexta (16), às 18 horas, em uma missa presidida pelo bispo Dom Sergio Arthur Braschi, na presença dos padres Jaime Rossa, agora reitor da Etapa da Configuração, e Marcelo Rodrigues do Carmo, reitor do Seminário Propedêutico Mãe da Divina Graça, de Carambeí, além de seminaristas da Configuração e do Discipulado.

Depois de sete anos na mesma casa de formação, os seminaristas maiores voltam a ter locais específicos para cada Etapa: o Seminário Maior São José para o Discipulado (Filosofia) e o Seminário Maior São João Maria Vianney, na Vila Liane, para a Configuração (Teologia). “Desde o ano de 2017, quando do fechamento do Seminário São José, o padre Jaime vinha acompanhando as duas etapas no itinerário formativo para o sacerdócio. Entretanto, devido ao aumento do número de seminaristas e para corresponder às necessidades próprias de cada período, a equipe de formadores, juntamente com Dom Sergio, decidiu providenciar a reabertura do Seminário da Vila Estrela, que nos últimos anos serviu como Convento das Irmãs da Copiosa Redenção e, em 2022 e 2023, casa de vivência da Comunidade Shalom”, explicou padre Hélio.

Na celebração de ontem, após a leitura do Decreto de Nomeação, padre Hélio renovou sua profissão de fé, bem como o juramento de fidelidade e as promessas sacerdotais, assumindo na Igreja esta nova missão, agora junto à Etapa do Discipulado. O padre foi por sete anos reitor do Seminário Menor Mãe de Deus, de Irati, tendo vivido seu primeiro ano de sacerdócio como vigário da Paróquia Senhor Menino Deus, em Piraí do Sul, entre 2015 e 2016.

Dom Sergio destacou sua alegria em poder acolher os seminaristas do Discipulado na nova casa, e aproveitou para fazer memória da importância que tem a intercessão de São José na formação presbiteral da Diocese de Ponta Grossa. “Santo que, inicialmente, foi patrono do grande Seminário Maior de Uvaranas e, depois, nos primeiros anos do episcopado de Dom João Braz de Aviz, no então Palácio Episcopal, da Vila Estrela, onde residira por vários anos o bispo Dom Geraldo Micheletto Pellanda e, em seguida, Dom Murilo Ramos Krueger”, lembrou o bispo diocesano.

Lembranças

Padre Hélio citou que, desde o início de janeiro deste ano, vinha acompanhando, com a ajuda do Economato da Diocese, as obras de reforma e readequação da casa, aproveitando para fazer memória da própria vocação, uma vez que, tendo saído de Teixeira Soares, em 2004 e, após o ano propedêutico em Carambeí, viveu no seminário os três anos da Etapa da Filosofia, sob a reitoria do padre Mário Spaki, atual bispo de Paranavaí. “Foi muito bom respirar novamente os ares dos primeiros anos da formação, principalmente, reencontrar os lugares de oração, onde costumeiramente rezava o terço ou se encontrava com o Cristo Sacramentado na bonita capela que guarda os ícones escritos por Dom Ruberval [Monteiro da Silva], com a passagem dos Discípulos de Emaús”, recordou.

“E é justamente a força que emana das experiências de intimidade com Cristo que deve ser o sustento da vida dos seminaristas nesta etapa do Discipulado, uma oportunidade única, de caminhar no seguimento de Cristo, Mestre e Senhor, no cultivo da fraternidade com os demais irmãos, que partilham do mesmo chamado e, através dos estudos de Filosofia, num constante convite a se aproximarem de sua própria humanidade, bem como das dimensões da vida presentes em todos os homens e mulheres, de todos os tempos, na expectativa de estarem melhor preparados para um dia pastorear o rebanho do Senhor”, destacou o novo reitor.

O ano formativo de 2024 dos seminários maiores iniciou na primeira semana de fevereiro, com a Semana Missionária Vocacional, na Paróquia São Roque, de Ventania, seguida do retiro anual dos seminaristas, entre 12 e 16 deste mês, na Casa de Oração Irmã Josafata, assessorado por Dom Bento de Souza, do Mosteiro da Ressurreição. São nove jovens no Discipulado: três do primeiro ano, cinco do segundo e um do terceiro.

da assessoria da Diocese de Ponta Grossa