A Agilihome, primeira franquia do Brasil especializada em soluções de cobertura, será inaugurada em setembro com a abertura da sua primeira unidade em Ponta Grossa. O empreendimento é resultado da sociedade entre Marco Antonio de Borba, da rede Mestre da Obra, Gilberto Martins de Arruda Junior, Ezequiel Carvalho de Oliveira, Tiago Careca e João Kepler. O anúncio foi feito no programa Manhã Total da Rádio Lagoa Dourada (98.5 FM) nesta segunda-feira (18).
A ideia da Agilihome surgiu a partir da experiência da Matcom, empresa com mais de 20 anos de atuação no setor de logística e distribuição. Segundo Ezequiel, a virada aconteceu há cinco anos, quando ele e Gilberto decidiram vender telhas pela internet. “Já temos mais de 20 anos no mercado”, explica.
A iniciativa rapidamente chamou atenção, pois se diferenciou em um setor ainda marcado por processos tradicionais. “O mercado de construção civil tende a ser ultrapassado a nível de tecnologia quando se compara a outros mercados”, afirma. A aposta abriu caminho para a consolidação de um modelo inovador, que agora se transforma em franquia.
Entre os diferenciais que a Agilihome leva ao mercado, a telha de PVC aparece como protagonista. “É uma telha que ganha agilidade na instalação, beleza e leveza. Além disso, esse tipo de telha proporciona uma sensação térmica melhor, reduzindo em até 20% a sensação de temperatura”, explica Ezequiel.
Ele detalhou ainda que a tecnologia das telhas traz vantagens frente às opções mais comuns no mercado. “É a mesma matéria-prima de um tubo mas que possui um diferencial em tecnologia. É uma dupla camada onde há o PVC na parte de baixo e um acrílico por cima que promove a estética através do brilho e também proporciona a resistência”.
Segundo ele, o produto já é consolidado em países como Estados Unidos, Europa e diversas regiões da Ásia, e começou a se expandir no Brasil há 14 anos. A comparação com telhas de cerâmica reforça as vantagens do PVC. “Se economiza muito com madeira e o tempo de mão de obra. Além disso, também se faz uma montagem mais rápida do que uma telha de cerâmica”, disse Ezequiel. Ele destacou que a estrutura mais leve reduz a quantidade de madeira necessária, além de agilizar a instalação. “A telha de PVC tem espaçamento de 66 centímetros de uma ripa para a outra. Quando se compara entre a telha de cerâmica e de PVC é perceptível a economia de madeira, além da economia de tempo de mão de obra”, completa.
Gilberto reforçou outro ponto importante. “Quando há manutenção é muito barato, ágil e fácil de fazer”, disse, lembrando que existem barracões que utilizam telhas de PVC há mais de 10 anos sem necessidade de substituição.
Outro aspecto destacado é a sustentabilidade. “Daqui há 10 ou 20 anos que você quiser trocar o seu telhado, não se tem problema de descarte, é possível dar uma outra destinação a ela”, afirma Ezequiel.
A variedade de modelos também se apresenta como atrativo ao consumidor. “Tudo isso vamos trazer junto com a franquia, vai estar disponibilizado nas lojas”, contou Ezequiel. A linha inclui opções na cor cerâmica, marfim, branca e até translúcida, que permite passagem de luminosidade.
Gilberto ressaltou que a Agilihome será a primeira franquia de cobertura no Brasil. “Não existe no Brasil uma franquia dessa”, disse. Ele afirmou que, além das telhas de PVC, a rede trabalhará também com telhas de fibrocimento, cerâmica, sanduíche isotérmica, além de impermeabilizantes e calhas. “Somos especialistas naquilo que fazemos. Já tivemos oportunidade de trabalhar em outros ramos como tinta ou piso mas todo mundo trabalha com isso. Ninguém é especialista em cobertura que é o nosso grande diferencial”, afirma.
O grupo já projeta avanços. “Outra novidade é que a própria fábrica já está produzindo a telha de PVC com a placa solar acoplada. Vem novidade por aí”, adiantou Ezequiel. Marco, por sua vez, se mostrou confiante. “É um negócio que tenha certeza, vai fazer sucesso no mercado”, disse.
A cidade de Ponta Grossa foi escolhida para receber uma das primeiras franquias da rede no Sul. “Ponta Grossa está em constante crescimento, tem muita indústria chegando. Entretanto, é uma cidade carente nessa área de cobertura”, avaliou Marco.
Gilberto explicou ainda o motivo da escolha do nome da marca. “Um dos diferenciais que temos é a agilidade, seja na tomada de decisão, em se adaptar ao mercado ou agilidade na entrega. Além disso a agilidade de entrega também pela internet. Quebramos o paradigma e mandamos telhas para todo o Brasil”, conta. Para ele, a Agilihome nasceu dessa característica. “A Agilihome nasceu disso, dessa agilidade e conexão da empresa com o consumidor final”, conclui.
Para quem quiser acompanhar a empresa, basta acessar o perfil oficial nas redes sociais AQUI.
Acompanhe a entrevista na íntegra: