Segunda-feira, 29 de Abril de 2024

D’P Agro: TSM – Eficiência e economia na pulverização

2023-06-18 às 13:07
Foto: Reprodução

Novo produto desenvolvido à base de óleos vegetais naturais otimiza a aplicação de defensivos agrícolas sem causar danos à lavoura

por Michelle de Geus

A tecnologia tem ajudado os produtores agrícolas a atingirem patamares cada vez mais elevados de produtividade. A inovação na área de nutrição vegetal, defensivos agrícolas e tecnologia de aplicação é constante, com cuidados que vão desde a raiz até as folhas. Para facilitar a pulverização da lavoura, a TSM Group desenvolveu o TSM Aether, uma solução inovadora formulada com óleos vegetais naturais para atender a todas as situações de pulverização e todos os tipos de plantações.

O TSM Aether é produzido a partir do óleo essencial da casca da laranja, o D-limoneno. “O TSM Aether foi desenvolvido com o objetivo de atender à demanda do campo por um produto de qualidade e com preço acessível”, explica o engenheiro agrônomo Alisson Hilgemberg, coordenador do setor de desenvolvimento de produtos da TSM, acrescentando que o produto melhora a absorção e otimiza a aplicação de defensivos agrícolas sem oferecer riscos para a plantação, pois a sua fórmula leva apenas óleos vegetais naturais.

De acordo com Hilgemberg, a alta concentração de alguns dos óleos sintéticos que são geralmente utilizados nas pulverizações pode levar a uma fitotoxicidez na parte aérea da planta, causando queima ou destruição das folhas e, consequentemente, perda da produtividade. Segundo ele, o TSM Aether substitui com eficácia esses e outros óleos (como os minerais) e ainda tem o diferencial de não causar danos à lavoura. Outra característica do produto é o seu efeito antiespumante, uma vantagem que não existe nas demais opções disponíveis no mercado.

Mais eficiência

“As pulverizações de defensivos agrícolas precisam do que nós chamamos de adjuvantes. São eles que fazem com que o produto crie aderência com a superfície da folha, evitando o desperdício do produto e fazendo que o defensivo vá para o lugar certo e penetre de maneira mais eficiente na planta”, observa Hilgemberg. Ele explica que os adjuvantes são divididos em dois grandes grupos, os aditivos e os surfactantes. A função dos aditivos é aumentar a absorção do defensivo; já os surfactantes são responsáveis por alterar as propriedades relacionadas à superfície do líquido. É nessa segunda categoria que se enquadra o TSM Aether. A sua fórmula exclusiva, que contém 10% de óleo D’limoneno, reduz a tensão superficial das gotículas, o que aumenta o espalhamento do produto e a absorção do defensivo.

Sem desperdício

Conforme Hilgemberg, o TSM Aether é indicado para qualquer tipo de lavoura e para todas as fases em que seja necessária a pulverização de defensivos. “Ele ajuda os produtores a evitar o desperdício de tempo e produto no preparo das caldas de pulverização, possui melhor eficiência de espalhamento e aderência dos defensivos na superfície da folha, e menor risco de fitotoxicidez causada pelos óleos vegetais ou minerais sintéticos”, resume.

A recomendação é que o produto seja utilizado na fase de pré-mistura, sendo adicionado logo após a água no tanque, na dosagem de 100 a 200 ml.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #295