Segunda-feira, 29 de Abril de 2024

D’P Agro: TSM – Nutrição da raiz ao topo

2023-05-14 às 10:40
Foto: Reprodução

Produto desenvolvido por empresa de Ponta Grossa melhora as condições do solo e estimula a presença de micro-organismos que fazem associações benéficas com a planta, resultando em lavouras mais saudáveis – inclusive para os consumidores e o meio ambiente.

Por Michelle de Geus

A população mundial chegou a 8 bilhões de pessoas e isso impõe à agricultura o desafio de conciliar a demanda crescente por alimentos com a sustentabilidade. Ao mesmo tempo, muitos produtores rurais têm optado pelo uso consciente de defensivos agrícolas com o objetivo de diminuir os impactos causados ao meio ambiente e contribuir para a saúde dos consumidores. Os ácidos húmicos e fúlvicos, que resultam naturalmente da decomposição da matéria orgânica, têm se mostrado uma ótima alternativa para melhorar as propriedades do solo e o metabolismo vegetal, contribuindo para o desenvolvimento das plantas e o aumento da produtividade.

Pensando nisso, a empresa TSM Group, de Ponta Grossa, especializada no desenvolvimento de produtos na área de nutrição vegetal e tecnologia de aplicação, apresenta um novo produto, o TSM Soil. “Esse produto foi desenvolvido com o propósito de melhorar as condições do solo, estimulando a presença de micro-organismos que fazem associações benéficas com a planta. Ele é formulado com 25% de substâncias húmicas e fúlvicas, o que aumenta a troca de nutrientes e a capacidade de retenção de umidade do solo”, explica o engenheiro agrônomo Alisson Hilgemberg, que coordena o setor de desenvolvimento de produtos da empresa.

Hilgemberg observa que a principal fonte de ácidos húmicos e fúlvicos é uma rocha australiana chamada Leonardita. “O que o condicionador de solo TSM Soil faz é simular essa composição. Ele ainda é enriquecido com nitrogênio na sua formulação, um macronutriente fundamental para o crescimento vegetal. Então, é um produto bem completo, que traz todos os benefícios para a planta e para o solo onde é aplicado”, afirma.

Benefícios

Além de melhorar as condições do solo, as substâncias húmicas e fúlvicas influenciam o crescimento e afetam principalmente as raízes das plantas. “Essas substâncias são importantes para que a planta consiga absorver água e nutrientes do solo. Um dos efeitos mais notáveis do TSM Soil é justamente no sistema radicular, o que reduz a necessidade de adubação e garante vantagem em solos mais pobres ou secos”, esclarece Hilgemberg, acrescentando que, ao estimular o crescimento das raízes, os ácidos húmicos e fúlvicos incrementam também a biomassa da parte aérea, resultando em plantas maiores e mais robustas. Essas substâncias, segundo ele, estimulam ainda a síntese de proteínas e hormônios, que aceleram o processo de germinação das sementes e estimulam o crescimento da lavoura.

Recomendações de uso
Confira as indicações da TSM para obter o máximo benefício dos condicionadores de solo

Algodão, arroz, batata, cana-de-açúcar, feijão, milho, soja e trigo
Dosagem: 500 mL a 2 L/ha
Aplicação: No sulco de plantio ou logo no início da fase vegetativa

Café, citrus e frutíferas
Dosagem: 500 mL a 2 L/ha
Aplicação: Nas covas de plantio e/ou nos pés da cultura durante todo o ciclo

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #294 Março/Abril de 2023