Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Publicidade
Saúde

Lula sanciona programa “Agora Tem Especialistas” para reduzir filas no SUS

O programa busca ampliar o funcionamento do sistema público de saúde, com atendimentos noturnos e aos fins de semana

há 2 horas

Amanda Martins

Lula sanciona programa “Agora Tem Especialistas” para reduzir filas no SUS
Foto: Hugo Barreto/METRÓPOLES
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta terça-feira (7) a Medida Provisória 1301/2025, que cria o programa “Agora Tem Especialistas”, voltado à redução das filas de espera por consultas, exames e cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS). A medida foi aprovada pelo Congresso Nacional em 24 de setembro.

Segundo informações do Portal Metrópoles, o novo programa é uma atualização do “Mais Acesso a Especialistas”, lançado em abril do ano passado. Rebatizado e relançado em maio deste ano, o projeto marca uma das principais promessas de campanha de Lula: diminuir o tempo de espera por atendimento especializado. Na primeira versão, a iniciativa não alcançou os resultados esperados e foi um dos fatores que levaram à substituição da ex-ministra da Saúde, Nísia Trindade, por Alexandre Padilha.

Entre as novidades, o “Agora Tem Especialistas” prevê parcerias com hospitais privados e filantrópicos, que poderão oferecer atendimento à população em troca de abatimento de dívidas com a União. O governo também pretende ampliar o funcionamento do sistema público de saúde, com atendimentos noturnos e aos fins de semana.

Além disso, hospitais, ambulatórios e clínicas privadas poderão se credenciar para atender pacientes do SUS, e planos de saúde terão a possibilidade de substituir o ressarcimento ao SUS pela prestação de serviços à população.

As especialidades médicas, os procedimentos e os valores do programa serão definidos em regulamentação do Ministério da Saúde. A medida não cria despesas adicionais nem compromete o orçamento de 2025. A partir de 2026, a renúncia fiscal será limitada a R$ 2 bilhões por ano, garantindo controle sobre o impacto financeiro do programa.

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Secretaria de Saúde de Castro realiza mutirões de exames preventivos nas UBSs do município; confira as datasMutirões iniciam na UBS Santa Cruz no dia 08 e se intensificam na próxima semana
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia