A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), Gleisi Hoffmann, celebrou a parceria entre a Itaipu Binacional e a Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa para melhorar a infraestrutura do complexo hospitalar. Recursos anunciados na segunda-feira (31), com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, serão destinados para reforma da Maternidade SUS e obra no Hospital do Câncer da instituição.
“Essa parceria é uma grande conquista para a saúde pública do Paraná. Os investimentos na maternidade e no Hospital do Câncer vão garantir um atendimento mais digno e qualificado para quem mais precisa. O governo Lula segue comprometido em fortalecer o SUS e cuidar da nossa gente”, destacou Gleisi.
A reforma da Maternidade SUS da Santa Casa, referência para atendimento de alto risco em maternidade para 28 municípios das 3ª, 4ª e 21ª Regionais de Saúde do Paraná, impactará diretamente a vida de centenas de famílias. Com uma média de 150 partos mensais, além de contar com Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) e Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs) neonatais, a unidade ganhará uma infraestrutura moderna e confortável, elevando o padrão de atendimento em saúde no SUS em nível nacional. A concentração do setor de maternidade e das UTIs neonatais em um único espaço otimizará o fluxo hospitalar, garantindo mais agilidade e eficiência nos cuidados.
A Santa Casa, habilitada como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia pelo Ministério da Saúde e responsável por cerca de 1.700 atendimentos mensais pelo SUS, nas especialidades de quimioterapia, hormonioterapia e tratamento cirúrgico, também passará a contar com uma casamata (bunker) para abrigar um acelerador linear de última geração. A nova estrutura, com requisitos especiais de proteção e funcionalidade, viabilizará a operação do equipamento, essencial para radioterapia e que atualmente é uma carência na região, obrigando pacientes a longos deslocamentos.
O ministro Alexandre Padilha destacou a importância dos investimentos da Usina em parceria com o Governo Federal e o impacto positivo para a população. “Itaipu garante os recursos para a construção, e eu, como Ministro da Saúde, garanto o novo equipamento, que permitirá tratamentos de radioterapia mais modernos e eficientes, atendendo mais pessoas e reduzindo o tempo de espera para o tratamento do câncer”, afirmou o ministro.
O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, reforçou o compromisso da Itaipu com o desenvolvimento social da região: “Esses investimentos que Itaipu está fazendo são parte de um programa de Governo, de um compromisso que o presidente Lula assumiu com toda a população brasileira e Ponta Grossa tem tido uma atenção muito especial”. Ele enfatizou que a parceria com a Santa Casa visa “o compromisso com os mais pobres, com a vida daqueles que, de fato, precisam de um hospital público e de qualidade”.
O convênio, com vigência de 24 meses, prevê um investimento de R$ 15.259.200,33 da Itaipu, complementado por uma contrapartida de R$ 570.564,00 da Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa.