Em dezembro, mutirões de cirurgias ortopédicas estão sendo realizadas no Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG). O objetivo desses mutirões, segundo o reitor da instituição, Miguel Sanches Neto, é zerar as filas de cirurgias eletivas até o final do ano. Ainda conforme Sanches Neto, este é o único mutirão de cirurgias de ortopedia no estado do Paraná.
Neste final de semana, foram marcadas 12 cirurgias de quadril. O mutirão de cirurgias ortopédicas teve início em novembro e, desde então, já foram realizados 95 procedimentos. A coordenação do bloco cirúrgico do HU-UEPG frisa que as cirurgias eletivas, realizadas aos finais de semana, não comprometem a agenda do centro cirúrgico que, no período, realiza apenas cirurgias emergenciais.
“Está sendo um novo marco para o centro cirúrgico esses procedimentos. Vimos que conseguimos realizar e ter qualidade e humanização nesses cuidados. Para isso foram realizadas reuniões com as equipes multiprofissionais para que tudo saísse como planejado. Então estamos cada vez mais unidos em realizar essas cirurgias que são, na maioria das vezes, de alta complexidade como, por exemplo, próteses de quadril, joelho e demais que não foram executadas antes por conta da pandemia”, afirma a enfermeira Karolline Dote Fernandes, coordenadora do bloco cirúrgico do HU.
Com informações da UEPG