há 2 horas
Giovanni Cardoso

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta sexta-feira (30) que o risco de propagação do vírus Nipah permanece baixo, mesmo após a confirmação de dois casos na Índia. Até o momento, nenhum dos mais de 190 contatos das pessoas infectadas apresentou sintomas ou testou positivo para a doença.
Países asiáticos, incluindo Hong Kong, Malásia, Cingapura, Tailândia e Vietnã, adotaram medidas de triagem mais rigorosas em aeroportos nesta semana, como precaução diante da possibilidade de disseminação do vírus.
“O risco em nível nacional, regional e global é considerado baixo”, disse Anais Legand, integrante do Programa de Emergências de Saúde da OMS, durante coletiva de imprensa em Genebra. Conforme o Valor Econômico, ela acrescentou que nenhuma das pessoas infectadas viajou enquanto apresentava sintomas. Segundo Legand, ambos os pacientes estão hospitalizados e vivos, sendo que um deles apresenta sinais de melhora.
A OMS aguarda o sequenciamento do vírus divulgado pela Índia para analisar possíveis mutações. Legand afirmou que “não há nenhuma evidência específica que nos leve a preocupação neste momento”.
O vírus Nipah é transmitido por morcegos frugívoros e por animais como porcos, podendo causar febre e inflamação cerebral. A taxa de letalidade varia de 40% a 75%, e não há cura conhecida. Vacinas em desenvolvimento ainda estão em fase de testes.
A origem da infecção ainda não está totalmente esclarecida. Entre as hipóteses estão contaminação pelo consumo de seiva de palmeira ou exposição em ambientes de saúde, informou Legand.