há 17 horas
Gabriel Aparecido

O relator do PL da Dosimetria, o senador Esperidião Amin (PP-SC), protocolou, nesta quinta-feira (08) um projeto de lei que pretende conceder anistia aos condenados pela tentiva de golpe de Estado, em 8 de janeiro de 2023. A proposta foi realizada após o veto integral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao PL da Dosimetria.
De acordo com informações da CNN, o senador justificou que sempre se posicionou a favor da anistia, como forma de pacificar o país. Para ele, a redução da pena dos condenados é insuficiente. "A dosimetria foi uma negociação muito aquém do que acho que é o justo. O justo é anular o inquérito", disse.
O senador complementa sua fala, ao afirmar que não houve uma tentaiva de golpe, mas atos de vandalismo facilitados por omissão de agentes públicos. Ele acusa, aidna, que o inquérito do 8 de janeito tem nulidades, como foro inadequado no STF suspeição de ministros e investigação tendenciosa comandada pelo ministro Alexandre de Moraes.
Além disso, o parlamentar tece críticas ao presidente Lula, referindo-se a ele como "incoerente" pelo veto ao PL da Dosimetria, já que Lula ntegrava a Constituinte que aprovou a previsão de anistia no país. Amin afirma que o o Congrsso está pronto para derrubar o veto de Lula logo no incío de fevereiro. "A anistia é o único caminho para a reconciliação", defende o parlamentar.