Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Brasil

Damares apresenta pedido de impeachment contra Moraes por suposta atuação em favor do Banco Master

A parlamentar acusa o magistrado de advocacia administrativa após ele supostamente ter procurado, ao menos quatro vezes, o presidente do Banco Central

há 2 horas

Amanda Martins

Publicidade
Damares apresenta pedido de impeachment contra Moraes por suposta atuação em favor do Banco Master
Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A senadora Damares Alves (Republicanos-PB) apresentou nesta terça-feira (23) um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com o Metrópoles, a parlamentar acusa o magistrado de advocacia administrativa após ele supostamente ter procurado, ao menos quatro vezes, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para tratar de assuntos relacionados ao Banco Master, instituição ligada ao empresário Daniel Vorcaro.

Segundo Damares, a conduta caracterizaria uma atuação extrajudicial incompatível com o cargo. O caso foi revelado pela colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo. Além do pedido de destituição, a senadora também protocolou uma queixa-crime junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) e um requerimento para que Moraes preste esclarecimentos à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

No documento encaminhado ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), Damares afirma que a atuação de um ministro do STF fora dos autos “corrompe o núcleo de legitimidade da própria Corte” e sustenta que a advocacia administrativa, quando praticada por integrante do Supremo, representa um “risco sistêmico” às instituições.

A senadora ressaltou ainda que a ausência de providências por parte do Senado diante de condutas dessa natureza colocaria ministros do STF acima de qualquer controle político-constitucional, o que, segundo ela, afronta o regime republicano e o princípio da responsabilidade dos agentes públicos. Atualmente, Alexandre de Moraes acumula mais de 80 pedidos de impeachment no Senado, nenhum deles em tramitação.

Em nota, o ministro negou as acusações e afirmou que os encontros com Gabriel Galípolo tiveram como objetivo discutir os efeitos da Lei Magnitsky, aplicada contra ele e membros de sua família pelo governo dos Estados Unidos. Segundo Moraes, a sanção foi retirada em 12 de dezembro e não teve relação com qualquer intermediação em favor de instituições financeiras.

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Anvisa proíbe comercialização de medicamentos de duas marcas; saiba quais Produtos não podem ser vendidos nas lojas, nos sites e nem por terceiros
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia