Líder do governo, o senador Carlos Portinho (PL-RJ) disse que o presidente Jair Bolsonaro afirmou que teme ser preso por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
Segundo o parlamentar, o presidente e a bancada do partido estão se sentido perseguidos por Moraes. Além disso, enxergam que o presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) não freia as medidas exageradas do ministro.
“O presidente nos disse que acha que vai ser preso pelo STF. Está com medo de ser preso e nós também. Vejo isso acontecendo. Estamos sendo ameaçados pelo STF. Agora estou com medo de me posicionar na tribuna e as consequências que isso pode ter”, disse Portinho ao site Metrópoles.
Esse temor do presidente Jair Bolsonaro não é de agora. Antes de ser derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas Eleições 2022, ele já compartilhava a preocupação com interlocutores.
A aflição também se estende aos filhos, já que todos são alvos de investigações.
Vale lembrar que a partir de janeiro, Bolsonaro deixa de ser chefe do Executivo e perde o foro privilegiado. Na prática, o presidente poderá ser julgado pela Justiça comum.