há 2 dias
Giovanni Cardoso

O governo brasileiro realiza neste sábado (3), em Brasília, uma reunião de emergência no Itamaraty para avaliar os ataques anunciados pelos Estados Unidos à Venezuela. O encontro conta com a presença de diplomatas e representantes militares, conforme a CNN Brasil.
Segundo informações oficiais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará por videoconferência e solicitou ser informado sobre todos os detalhes da situação. Há a possibilidade de antecipação do retorno do chefe do Executivo à capital.
O ataque, descrito como “de grande escala” pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi anunciado nas redes sociais na manhã deste sábado. Trump afirmou que Nicolás Maduro foi capturado e removido do país. A ação ocorreu durante a madrugada. Até o momento, o governo brasileiro não divulgou pronunciamento oficial sobre os fatos.
Em resposta, a Venezuela decretou estado de emergência nacional e acionou planos de defesa. O ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino, declarou que o país resistirá à presença de forças estrangeiras.
Nos últimos meses, a tensão entre Washington e Caracas aumentou após deslocamentos militares norte-americanos na região do Caribe e ataques a embarcações, justificados pelo Pentágono como medidas de combate ao narcotráfico.