há 2 horas
Amanda Martins

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país abrirão para atendimento presencial extra neste sábado (24) e domingo (25). A medida tem como objetivo antecipar agendamentos e compensar a suspensão dos serviços presenciais prevista para os dias 28, 29 e 30 de janeiro, período destinado à manutenção obrigatória dos sistemas previdenciários.
O mutirão de atendimento da Previdência Social já foi realizado no último fim de semana. De acordo com o INSS, mais de 3,6 mil perícias médicas foram feitas durante a ação, que busca reduzir a fila de atendimentos e minimizar os impactos da paralisação temporária.
Os segurados que tinham agendamento marcado para os dias 28, 29 e 30 de janeiro podem consultar a nova data de comparecimento até as 19h do dia 27. A consulta pode ser feita pelo Meu INSS, tanto no site quanto no aplicativo, ou pela central telefônica 135.
O INSS informou ainda que, nos casos em que o beneficiário prefira ser atendido em um dia útil, será providenciado o reencaixe do atendimento. A orientação é que os segurados acompanhem as informações pelos canais oficiais.
As agências do INSS estarão fechadas de quarta-feira (28) a sexta-feira (30) para atendimento presencial devido a melhorias programadas nos sistemas da Dataprev, responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social.
Durante esse período, os canais remotos Meu INSS e a central 135 também ficarão indisponíveis, a partir das 19h do dia 27 até o dia 31. Segundo o instituto, a manutenção é necessária para modernizar os sistemas e garantir maior estabilidade, segurança e eficiência dos serviços.