Em meio à pandemia do novo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro demitiu nesta quinta-feira (16) o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A informação foi divulgada pelo próprio ministro em uma rede social.
“Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar”, escreveu Mandetta.
“Agradeço a toda a equipe que esteve comigo no MS e desejo êxito ao meu sucessor no cargo de ministro da Saúde. Rogo a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que abençoem muito o nosso país”, prosseguiu.
Ex-deputado federal, Mandetta estava à frente da pasta desde o início do governo, em janeiro de 2019, e ganhou maior visibilidade com a crise provocada pelo novo coronavírus. Na tarde desta quinta, Mandetta foi chamado ao Planalto para uma última reunião com Jair Bolsonaro.
Novo ministro
Desde a manhã desta quinta-feira (16), o Presidente da República Jair Bolsonaro, está reunido em Brasília com o oncologista Nelson Teich. Ele deverá ser nomeado como o novo ministro da saúde do Brasil, ainda nesta quinta. Teich é defensor do isolamento horizontal como forma de combate ao Coronavírus e sobre isso já afirmou que o isolamento vertical “possui fragilidades”. Os principais conselheiros de Bolsonaro já haviam formado uma espécie de bloco de apoio ao oncologista.
Saiba mais em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/04/16/mandetta-anuncia-em-rede-social-que-foi-demitido-do-ministerio-da-saude.ghtml
Informações: G1/Veja/Imagens: Agência Brasil/Reprodução
Nelson Teich; provável ministro da saúde: