há 3 horas
Giovanni Cardoso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será submetido a um procedimento oftalmológico nesta sexta-feira (30/1). Ele passará por uma cirurgia de catarata no olho esquerdo, conforme informou o Palácio do Planalto.
Na manhã de quinta-feira (29/1), Lula realizou exames pré-operatórios e, segundo a assessoria da Presidência, manteve normalmente a agenda de trabalho ao longo do dia, despachando da Residência Oficial da Granja do Torto, em Brasília.
A cirurgia, de acordo com o Metrópoles, é considerada simples, de baixa complexidade e com recuperação rápida. A expectativa é de que o presidente receba alta ainda no mesmo dia. Em 2020, Lula já havia sido submetido a um procedimento semelhante.
O chefe do Executivo retornou ao Brasil na madrugada de quinta-feira, após viagem oficial ao Panamá. No país, participou do Fórum Econômico da América Latina e Caribe e cumpriu compromissos diplomáticos, incluindo reuniões bilaterais.
Histórico recente de cirurgias
A última intervenção cirúrgica de maior porte pela qual Lula passou ocorreu em outubro de 2024. Na ocasião, ele precisou ser operado para tratar um pequeno sangramento no cérebro, consequência de um traumatismo craniano sofrido em um acidente doméstico.
O incidente aconteceu no Palácio da Alvorada, enquanto o presidente cortava as unhas do pé. Sentado em um banco, ele se inclinou para frente e, ao retornar à posição inicial, o banco tombou, provocando a queda no banheiro.
Inicialmente, Lula foi atendido no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, mas acabou transferido para a unidade da instituição em São Paulo, onde passou por uma craniotomia para drenagem do sangramento cerebral.
Em dezembro, cerca de dois meses depois, o presidente voltou a ser submetido a um novo procedimento cirúrgico após relatar dores de cabeça. A intervenção teve como objetivo complementar a drenagem de uma hemorragia intracraniana. Ele recebeu alta após seis dias de internação.