Domingo, 12 de Janeiro de 2025

“Não sou governo, não defendo o governo, mas dizer que o Brasil está quebrado é um crime lesa-pátria”, afirmou Luiz Carlos Hauly

2024-12-05 às 18:24
Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Na terça-feira (3), o deputado federal pelo Paraná, Luiz Carlos Hauly (Podemos), denunciou uma suposta irresponsabilidade do mercado financeiro, durante um discurso na Câmara dos Deputados. O deputado faz parte da oposição ao governo Lula.

Ele ponderou que fez uma análise comparativa do Brasil com a média dos países da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico] e o resultado foi que os indicadores do Brasil são melhores.

“O depósito brasileiro é campeão em Nova York. O Brasil tem mais reservas que a média da OCDE. O Brasil tem o déficit público menor do que a média da OCDE. É grande, é grande. Temos que combater o governo para que ele diminua o custo do governo, sim. Mas dizer que o Brasil está quebrado? Isso é irresponsabilidade. É politicagem de mau gosto contra o nosso povo. Isso é crime de lesa-pátria”, ressaltou.

“O que o mercado financeiro vem fazendo com a economia chama-se crime contra a ordem econômica e contra a economia popular. São crimes. É um conluio para aumentar a taxa de juros do Banco Central, que se diz independente. Ora, se ele é independente, não deveria ouvir a opinião do mercado financeiro. E não deveria aumentar a taxa, pois não há nenhum motivo. Não sou governo, não defendo o governo, mas sou brasileiro, patriota e defendo a economia brasileira”, complementou Hauly.