Domingo, 17 de Novembro de 2024

Pesquisa exibe apoio popular a Mandetta e queda de popularidade de Bolsonaro

2020-04-16 às 08:03
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anuncia, nova formulação de medicamento para tratamento da tuberculose para crianças

A provável demissão do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, é rejeitada por 76,2% dos entrevistados pela consultoria Atlas Político, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (15) pelo site Valor Econômico.

O ministro é o mais bem avaliado integrante do governo Jair Bolsonaro e tem amplo respaldo da população na defesa de medidas de isolamento social: 72,2% apoiam a quarentena durante a crise do novo coronavírus, mesmo com a queda de renda mensal, relatada por 51,6%.

Apesar das críticas do presidente Bolsonaro à sua atuação, Mandetta é avaliado de forma positiva por 64% dos entrevistados e de forma negativa por 17% — a menor rejeição entre os integrantes do governo.

A imagem do ministro da Saúde é melhor do que a do ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública), que registra 53% de avaliação positiva e 37% de negativa, e do que a do próprio presidente, que é avaliado de forma positiva por 39% e de forma negativa pela maioria dos entrevistados, 55%.

A pesquisa confirma não só o apoio popular ao ministro, mas também a queda de popularidade do presidente. A atuação pessoal de Bolsonaro é desaprovada por 58,2% dos entrevistados e aprovada por 37,6%. O governo registrou sua pior avaliação desde fevereiro de 2019, com 43% dos entrevistados avaliando a gestão como ruim ou péssima. A gestão é vista como ótima ou boa por 23% e como regular por 30%. As críticas ao presidente cresceram junto com o aumento do número de casos de covid-19 no país: em fevereiro, a avaliação negativa era de 38%, aumentando para 41% em março até chegar os 43% de abril.

O impeachment de Bolsonaro, no entanto, não é um consenso entre os entrevistados: 46,5% são a favor, 43,7% contra e 9,8% não souberam responder.

A pesquisa, online, foi realizada com 2 mil pessoas entre domingo e terça-feira. No domingo, Mandetta deu uma entrevista ao Fantástico, da TV Globo, cobrando do presidente unidade nas ações e nos discursos. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Informações: Valor Econômico | Foto: Agência de Notícias do Brasil