Diversos políticos e autoridades utilizaram suas redes sociais para criticar a invasão a sede dos Três Poderes, ocorrida na tarde deste domingo (08), por bolsonaristas que contestam o resultado das eleições presidenciais. A deputada federal Gleisi Hoffmann afirmou que o governo do Distrito Federal foi “irresponsável frente à invasão de Brasília e do Congresso Nacional”. Ela publicou que “É um crime anunciado contra a democracia, contra a vontade das urnas e por outros interesses”. Confira abaixo:
Governo do DF foi irresponsável frente à invasão de Brasília e do Congresso Nacional. É um crime anunciado contra a democracia, contra a vontade das urnas e por outros interesses. Governador e seu secretário de segurança, bolsonarista, são responsáveis pelo que acontecer
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) January 8, 2023
O ministro da da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Flavio Dino, considera a invasão “absurda”.
Essa absurda tentativa de impor a vontade pela força não vai prevalecer. O Governo do Distrito Federal afirma que haverá reforços. E as forças de que dispomos estão agindo. Estou na sede do Ministério da Justiça.
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) January 8, 2023
Guilherme Boulos também utilizou o Twitter para criticar a Polícia Militar.
PM do DF permitiu absurdamente a entrada de bolsonaristas no Congresso Nacional e a aproximação ao Palácio do Planalto. Os golpistas, com ou sem farda, têm que ser responsabilizados e presos!
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) January 8, 2023
Cirno Nogueira, que foi ministro de Bolsonaro, pediu “equilíbrio e sensatez”.
Peço a todos equilíbrio e sensatez. A democracia se fortalece no contraditório e no respeito às diferenças.
— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) January 8, 2023
O deputado federal ponta-grossense Aliel Machado criticou a “baderna e quebradeira”.
Hoje os golpistas mudaram de patamar. INVADIRAM o congresso nacional e o Palácio do Planalto, estão fazendo baderna e quebradeira. Isso é um atentado a nossa nação e terá repercussão negativa mundial.
Vou reforçar o pedido para investigar e identificar quem está financiando.— Aliel Machado (@alielmachado) January 8, 2023
Já o senador Sergio Moro defendeu que os protestos precisam ser pacíficos.
Protestos têm que ser pacíficos. Invasões de prédios públicos e depredação não são respostas. A oposição precisa ser feita de maneira democrática, respeitando a lei e as instituições. Os invasores precisam se retirar dos prédios públicos antes que a situação se agrave.
— Sergio Moro (@SF_Moro) January 8, 2023
O deputado Ricardo Barros repudiou a ação ao publicar que “É inaceitável que as manifestações tenham saído do controle acarretando depredação das sedes dos Três Poderes. Preocupante confronto.”
Daqui a pouco, às 17 horas, a @CNNBrasil me convidou para comentar a manifestação que vemos neste momento em Brasília. É inaceitável que as manifestações tenham saído do controle acarretando depredação das sedes dos Três Poderes. Preocupante confronto.
— Ricardo Barros (@RicardoBarrosPP) January 8, 2023