há 2 horas
Giovanni Cardoso

A Polícia Federal realizou, na manhã desta terça-feira (18), uma ação de âmbito nacional contra fraudes no mercado financeiro, que resultou na prisão do empresário Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master. Ele havia sido detido na noite anterior, por volta das 22h, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, pouco antes de embarcar para Dubai, onde afirmava ter compromissos comerciais.
A operação, denominada Compliance Zero, apura a emissão e circulação de títulos de crédito considerados falsos por instituições que integram o Sistema Financeiro Nacional. As investigações, de acordo com a CNN Brasil, tratam de possíveis crimes de gestão fraudulenta, gestão temerária e organização criminosa, entre outras irregularidades.
Ao todo, a PF cumpre cinco mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisão temporária e 25 mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares. As ações ocorrem em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.
Também foi preso Augusto Lima, sócio de Vorcaro. No mesmo contexto, agentes federais cumpriram mandado de busca e apreensão contra o presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, afastado do cargo por determinação judicial. Outros três diretores da instituição foram igualmente afastados.
As apurações começaram em 2024, a partir de uma requisição do Ministério Público Federal. A investigação indica que uma instituição financeira teria produzido carteiras de crédito sem lastro, posteriormente repassadas a outro banco. Após identificação das inconsistências pelo Banco Central, os títulos teriam sido substituídos por novos ativos, sem avaliação técnica adequada.