Quarta-feira, 04 de Dezembro de 2024

Restituições do Imposto de Renda, do período 2008/2019, começam a ser pagas nesta segunda-feira (16)

2020-03-16 às 11:34
APP IRPF – 23-03-2018 – A Receita Federal tem um aplicativo próprio para facilitar o envio da declaração do Imposto de Renda. O APP Meu Imposto de Renda pode ser utilizado em dispositivos móveis, tais como tablets e smartphones.

O crédito bancário do lote multiexercício de restituição do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física), que contempla restituições residuais referentes aos exercícios de 2008 a 2019, está sendo feito nesta segunda-feira (16). O dinheiro será liberado para 72.546 contribuintes, segundo a Receita Federal.

O valor totaliza R$ 240 milhões, desses, R$ 104,186 milhões são para contribuintes com prioridade no recebimento: 1.848 idosos acima de 80 anos, 11.528 entre 60 e 79 anos, 1.621 contribuintes com deficiência física, mental ou doença grave e 5.667 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

COMO SABER SE A MINHA DECLARAÇÃO FOI LIBERADA?

Para saber se a declaração do IRPF foi liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet ou ligar para o Receitafone, no número 146.

Na consulta à página ‘e-CAC’, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones, que facilita a consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IR e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA FICA DISPONÍVEL NO BANCO DURANTE UM ANO

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contactar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Imagens/informações: Paraná Portal.