{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Publicidade
Brasil

Restituições do Imposto de Renda, do período 2008/2019, começam a ser pagas nesta segunda-feira (16)

há 6 anos

Redação

Publicidade
Restituições do Imposto de Renda, do período 2008/2019, começam a ser pagas nesta segunda-feira (16)
APP IRPF - 23-03-2018 - A Receita Federal tem um aplicativo próprio para facilitar o envio da declaração do Imposto de Renda. O APP Meu Imposto de Renda pode ser utilizado em dispositivos móveis, tais como tablets e smartphones.
Publicidade

O crédito bancário do lote multiexercício de restituição do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física), que contempla restituições residuais referentes aos exercícios de 2008 a 2019, está sendo feito nesta segunda-feira (16). O dinheiro será liberado para 72.546 contribuintes, segundo a Receita Federal.

O valor totaliza R$ 240 milhões, desses, R$ 104,186 milhões são para contribuintes com prioridade no recebimento: 1.848 idosos acima de 80 anos, 11.528 entre 60 e 79 anos, 1.621 contribuintes com deficiência física, mental ou doença grave e 5.667 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

COMO SABER SE A MINHA DECLARAÇÃO FOI LIBERADA?

Para saber se a declaração do IRPF foi liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet ou ligar para o Receitafone, no número 146.

Na consulta à página ‘e-CAC’, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones, que facilita a consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IR e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA FICA DISPONÍVEL NO BANCO DURANTE UM ANO

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contactar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Imagens/informações: Paraná Portal.

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Professor Careca promove roda de capoeira com 70 alunos Lago de OlariasVereador destaca avanços na prática da capoeira em Ponta Grossa, que será modalidade disputada no JEM em 2026
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Restituições do Imposto de Renda, do período 2008/2019, começam a ser pagas nesta segunda-feira (16) | D'PontaNews