há 10 horas
Gabriel Aparecido
Com um investimento de cerca de R$ 30 milhões, realizado pela Itaipu Binacional, o município de Castro será contemplado com 160 novas moradias destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social. O anúncio foi feito em Foz do Iguaçu pelo deputado estadual Aliel Machado (PV), ao lado do prefeito Reinaldo Cardoso, do secretário Edmir Kirchof e do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri.
O deputado destacou que as novas casas serão destinadas a pessoas que não têm condições de arcar com as prestações de um imóvel próprio, especialmente aquelas que vivem em áreas de ocupação irregular. “A prefeitura vai dar a contrapartida doando o terreno, e nós teremos esse modelo de habitação para atender as pessoas simples”, enfatizou. Aliel também ressaltou que apenas duas cidades do estado serão contempladas com essa iniciativa: Foz do Iguaçu e Castro.
O encaminhamento do aporte foi realizado pelo deputado Aliel Machado, em conjunto com a administração municipal de Castro e com o apoio do Governo Federal. As moradias serão construídas com o sistema Wood Frame, uma tecnologia sustentável que garante rapidez na execução e menor impacto ambiental. “Esse modelo possui isolamento acústico e térmico, é amplamente utilizado na Europa e nos Estados Unidos e oferece uma durabilidade muito maior”, explicou o deputado.
O Projeto Moradias integra o programa Itaipu Mais que Energia, que tem seu pontapé nos Campos Gerais a partir da cidade de Castro. “Mais que uma casa, é dignidade para as pessoas mais simples”, concluiu Aliel Machado.
Sob supervisão de Heryvelton Martins