há 18 horas
Heryvelton Martins

O Serviço de Vigilância em Saúde de Piraí do Sul realizou, em 7 de outubro, uma operação preventiva em conjunto com fiscais da Prefeitura e a Polícia Militar para inspecionar comércios que vendem bebidas alcoólicas no município. O objetivo principal foi identificar, apreender e retirar de circulação bebida com suspeita de adulteração, visando proteger a saúde coletiva.
Durante a ação, oito estabelecimentos foram vistoriados. Em cinco deles, as equipes encontraram irregularidades nas bebidas expostas à venda. No total, 25 garrafas foram apreendidas devido a indícios de rótulos e lacres adulterados, suspeita de impurezas no líquido e a presença de produtos importados sem o devido selo de importação ou sem registro no Ministério da Agricultura e Pecuária.

Os comerciantes irregulares foram notificados e receberam orientações sobre a importância de adquirir mercadorias acompanhadas de nota fiscal e somente de fornecedores que comprovem a origem dos produtos.
A coordenadora do Serviço de Vigilância em Saúde, Angelita Andrade dos Santos, destacou a relevância da intensificação das fiscalizações. "Nosso papel é assegurar que o consumidor tenha segurança no consumo. A atuação fiscalizatória é de natureza preventiva e educativa, visando conscientizar os comerciantes e a população", afirmou a coordenadora.
Angelita reforçou as medidas de precaução que os consumidores devem adotar:
Solicitar a licença sanitária do estabelecimento antes da compra.
Adquirir produtos apenas de locais confiáveis.
Desconfiar de preços muito abaixo do mercado.
Evitar consumir bebidas sem rótulo ou de procedência duvidosa.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, em caso de qualquer dúvida sobre a qualidade ou procedência de um produto, o consumo deve ser evitado imediatamente. A ação fiscalizatória contribui diretamente para a cidadania ativa e a segurança dos moradores de Piraí do Sul.