há um dia
Giovanni Cardoso

A Prefeitura de Castro está pleiteando a instalação de cursos universitários no município. O Prefeito Reinaldo Cardoso, acompanhado do secretário de planejamento e patrimônio, Rodrigo Morais da Silva, e do empresário Marcos Bertolini, visitou o campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A comitiva foi recebida pelo reitor Miguel Sanches Neto e pelo vice-reitor Ivo Mottin Demiate.
Durante o encontro, foram discutidas possibilidades de parceria para ampliar a oferta de ensino superior em Castro. Segundo o prefeito, a atração de cursos universitários para o município é primordial para que Castro possa se consolidar como um polo regional de desenvolvimento. “Hoje, muitos jovens precisam se deslocar para outras cidades para conseguir se formar, o que acaba dificultando e inviabilizando o acesso ao ensino superior”, diz.
O secretário Rodrigo Morais da Silva avaliou a reunião como bastante produtiva e explicou que o município já tem uma demanda inicial definida. “Estamos pleiteando, em um primeiro momento, a instalação do curso de Medicina Veterinária em Castro. A UEPG tem demonstrado grande disposição em colaborar com esse processo e, caso consigamos a aprovação junto ao Governo do Estado, poderemos avançar para a oferta de outros cursos na sequência”, afirmou.
A UEPG é reconhecida como uma das instituições públicas de ensino superior mais respeitadas do país. Atualmente, oferta 39 cursos presenciais em diversas áreas do conhecimento, além de 12 cursos na modalidade de ensino a distância.
Além das tratativas com a UEPG, Castro mantém diálogo com outras instituições de ensino, como o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Universidade Mackenzie. “Castro está de portas abertas para o ensino superior, fica o convite também às universidades privadas que queiram investir aqui”, frisa Rodrigo Morais.