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Publicado por Gabriel Aparecido

As obras de duplicação da BR-277, entre os municípios de Irati e Palmeira, foram lançadas na tarde desta terça-feira (16). Às margens da rodovia, o evento contou com a presença do govenador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, e dos secretários das pastas de Cidades, Infraentrutura e Agricultura do Governo do Estado. As obras estarão sendo executadas pela Via Araucária, concessionária responsável pelo Lote de rodovias do estado.
Nesta etapa inicial, o investimento é de R$ 230 milhões e contempla a duplicação de 27,5 quilômetros da rodovia, além da implantação de obras como pontes e viadutos. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em fevereiro de 2027.
O trecho liga Palmeira, nos Campos Gerais, a Irati, na região Centro-Sul do Paraná, e está inserido em um conjunto mais amplo de investimentos previstos para a BR-277, que conecta Foz do Iguaçu aos Campos Gerais e segue até o Porto de Paranaguá. Além das novas pistas, o projeto inclui vias marginais, interseções em desnível, retornos e estruturas voltadas ao aumento da segurança viária.
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Segundo o secretário das Cidades, Guto Silva, o início das obras representa um marco do novo modelo de concessão. “É um dia histórico, pois é uma obra muito importante. A nossa BR-277 corta o Paraná de canto a canto e agora está devidamente reorganizada”, afirmou.
Guto Silva destacou que se trata de um dos pontos mais críticos da rodovia. “É um trecho extremamente perigoso, por onde escoa grande parte da produção e da riqueza do Paraná. Vamos ter agora uma obra do tamanho e da altura do nosso Estado, duplicada, com interseções e mais segurança para quem trafega por essa rodovia”, completou.
A duplicação será executada em dois segmentos. Em Palmeira, com um pequeno trecho em Porto Amazonas, serão 10,4 quilômetros duplicados, entre os quilômetros 164 e 175. As intervenções incluem uma faixa adicional antes da praça de pedágio de Porto Amazonas, uma nova ponte sobre o Rio dos Córregos e dois viadutos localizados nos quilômetros 164 e 172.
Já em Irati, o segundo segmento prevê a duplicação de 17,1 quilômetros, do km 249 ao km 266, com a construção de vias marginais, um viaduto de acesso e retorno no km 249 e outros três viadutos nos quilômetros 255, 257 e 261. As estruturas foram projetadas para ampliar a fluidez do tráfego e reduzir o risco de colisões frontais.
Com informações da assessoria