há 2 horas
Lucas Ribeiro

Um homem morreu após entrar em confronto armado com a Polícia Militar no município de Telêmaco Borba, na noite desta terça-feira (16). O indivíduo já era conhecido no meio policial pelo envolvimento em crimes como tráfico de drogas e furto. Além disso, possuía um mandado de prisão em aberto e encontrava-se foragido.
Conforme as informações divulgas pelo 26º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (PMPR), a Guarda Civil Municipal de Telêmaco realizava um patrulhamento preventivo quando um homem empreendeu fuga ao perceber a presença da equipe de segurança.
Segundo a nota, o indivíduo era amplamente conhecido no meio policial por possuir envolvimento em furtos, tráfico de drogas e por realizar evasões em abordagens anteriores. Durante a tentativa de fuga, o homem adentou uma área de mata, momento este que os agentes de segurança solicitaram o apoio da Polícia Militar para auxiliar nas diligências.
Durante a varredura da área de vegetação, o homem foi localizado. Conforme a Polícia Militar, no momento que ele recebeu a voz de prisão, o indivíduo teria apontado uma arma de fogo contra os agentes, caracterizando o caso como agressão injusta e iminente. Diante da situação e buscando proteger a integridade das equipes, necessitou-se a utilização de uma arma de fogo para parar com a ameaça e com a agressão.
O homem chegou a ser socorrido, sendo também solicitado o atendimento médico, mas ele não resistiu aos ferimentos e veio a óbito ainda no local. Equipes da Polícias Civil e Polícia Científica estiveram na ação realizando os procedimentos legais.
Com a ação, a Polícia Militar apreendeu 'revólver, munições, substâncias análogas a entorpecentes, dinheiro e objetos comumente utilizados em práticas criminosas'. A Polícia Militar destacou que agiu de forma legal, seguindo rigorosamente as ações legais, destacando a legítima defesa e o cumprimento legal do dever. Confira a nota completa abaixo
A Polícia Militar do Paraná, por meio do 26º Batalhão, informa que na noite de terça-feira, 16 de dezembro de 2025, por volta das 20h, foi registrada uma ocorrência de confronto armado no bairro Recanto Feliz, no município de Telêmaco Borba, durante uma ação integrada com a Guarda Municipal.
Durante patrulhamento preventivo, um indivíduo com mandado de prisão em aberto, amplamente conhecido no meio policial por envolvimento em furtos, tráfico de drogas e por reiteradas evasões de abordagens anteriores, empreendeu fuga ao perceber a presença de uma equipe de segurança, adentrando uma área de mata. Diante da situação, foi solicitado apoio da Polícia Militar para auxiliar nas diligências.
No decorrer da varredura na área de vegetação, o indivíduo foi localizado e, ao receber voz de abordagem, passou a apontar uma arma de fogo contra os agentes, caracterizando agressão injusta e iminente. Para resguardar a integridade das equipes, foi necessário o emprego de arma de fogo para repelir a ameaça e cessar a agressão.
Após a intervenção, o indivíduo foi desarmado e socorrido imediatamente, sendo acionado atendimento médico. Contudo, após avaliação no local, foi constatado o óbito.
No local foram apreendidos um revólver, munições, substâncias análogas a entorpecentes, dinheiro e objetos comumente utilizados em práticas criminosas. As Polícias Civil e Científica compareceram para a realização dos procedimentos legais e periciais cabíveis.
A Polícia Militar do Paraná esclarece que a atuação seguiu rigorosamente os preceitos legais, pautada na legítima defesa e no estrito cumprimento do dever legal, e reforça a importância da integração entre as forças de segurança pública na preservação da ordem e na proteção da sociedade.