há 3 horas
Gabriel Aparecido
A prefeita de Imbaú e presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Dayane Sovinski, apresentou nesta quarta-feira (15) os resultados de sua agenda internacional na Índia, em entrevista concedida ao D’Ponta News. A comitiva, que também contou com o deputado estadual Marcelo Rangel (PSD) e o prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, participou de uma série de reuniões e visitas técnicas voltadas à inovação tecnológica, sustentabilidade e desenvolvimento econômico.
Durante a conversa, Dayane destacou as visitas para empresas do país que deverão auxiliar no desenvolvimento tecnologico do estado e da região. De começo, a parceria realizada com a Accelero IA, que deverá auxiliar na gestão pública para que processos administrativos sejam realizados de modo mais fácil e prático. Ele traz que este deverá ser um projeto piloto do programa, sendo testado, em primeira mão, nos municípios do Paraná.
Leia também: Com investimento de 5 milhões de dólares, empresa indiana mira Campos Gerais para instalar nova indústria
A prefeita continua a relatar a viagem até o país indiano, onde também pode garantir uma parceira com a Universidade Agrícola ANAND. Ela conta que estudantes paranaesnses poderão realizar processos de intercâmbio para a instituiçã, para aprender diferentes técinias agrícolas e agropecuárias. "Vai ser uma troca de experiências tecnológicas", explica. Ele complementa que a universidade é reconhecida internacionalmente pelas suas pesquisa para o setor agrícola.
As discussões do processo seletivo serão feitas em conjunto com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), mas que cada município deverá destinar seus próprios estudantes para a instituição indiana.
Foi formada, em conjunto com o Ministro da Agricultura da Índia, a Frente Parlamentar Brasil-Índia, que deverá auxiliar nos processos diplomáticos dos dois países. A expectativa é que essa parceria aproxime a importação, mas principalmente a exportação de produtos da agricultura brasileira. Sovinski destca que entre os princípais produtos estão a soja, a lentilha e a avaliação genética, além de equipamentos agrícolas.
Como presidente da AMCG, Dayane Sovinski enfatizou que as oportunidades abertas na Índia não se restringem a Imbaú, mas abrangem toda a região. A ideia é que as parcerias internacionais resultem em benefícios coletivos, compartilhando conhecimento, tecnologia e investimentos entre os municípios associados.
Confira a entrevista completa com a prefeita Dayane Sovinski:
Sob supervisão de Heryvelton Martins