{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Campos Gerais

Educadora de Castro concorre ao prêmio "Professor Transformador" com projeto de preservação ambiental

há 6 anos

Redação

Publicidade
Educadora de Castro concorre ao prêmio "Professor Transformador" com projeto de preservação ambiental
Publicidade

A professora Stella Kachinski do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Turma do Pererê está concorrendo ao prêmio Professor Transformador BETT 2020 com o projeto “Da Pinha vem o Pinhão, da nossa consciência a preservação”.

O projeto foca na preservação da araucária, o pinheiro, árvore símbolo do Paraná, e foi desenvolvido em 2019 com os alunos do Pré II, com idade de 5 anos. O conteúdo abordou como a araucária se reproduz, como era a área ocupada pela espécie antes do Paraná ser habitado e como está a situação atual, em que o Estado tem menos de 1% da área plantada com a espécie que inclusive, consta da lista de extinção.

Os alunos também fizeram plantio de sementes em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Apremavi e Instituto Chico Mendes em áreas particulares do Tronco e do Socavão, em Castro, e Capão da Onça, em Ponta Grossa.

Stella explica que o a ideia do projeto surgiu porque muitas famílias da escola vendem pinhão para ter renda. Ela trabalhou o aspecto da colheita em época certa para preservar a espécie.

Por meio do projeto também aprovada uma lei na Câmara Municipal de Castro e o dia 24 de junho, além de ser considerado o Dia Nacional da Araucária, em Castro passa a ser o Dia Municipal da Araucária e nesta semana, as escolas e CMEIS trabalham a questão da preservação da espécie.

Para a professora, o projeto contribuiu para que as crianças aprendessem mais sobre a araucária e o pinhão. “É a árvore que dá o fruto que se transforma em renda para suas famílias. Durante a execução do projeto, a sementinha da preservação foi plantada e sei que futuramente colherão bons frutos. Fico lisonjeada em ser a primeira professora do município a ser selecionada para o prêmio Professor Transformador, o reconhecimento é uma sensação indescritível”, disse.

Fases

Depois de ter entregue o projeto aprovado onde descreveu e comprovou todas as atividades realizadas, o próximo passo será a avaliação cujo resultado sairá em abril.

Por ter inscrito o projeto, Stella já recebeu certificado de “Professor Transformador 2020”; ingressou na vitrine digital de Professores e Projetos Transformadores e em uma comunidade ativa para conexão com outros educadores e adeptos da educação criativa e transformadora, além do Selo digital “Professor Transformador”.

Os vencedores do concurso ganharão R$ 7 mil e uma viagem a Londres como convidado especial para participar da BETT Educar 2021.

Prêmio

O prêmio Professor Transformador BETT 2020 é uma iniciativa promovida pela BETT Educar – maior evento de educação e tecnologia da América Latina, e pela Base2Edu Serviços de Tecnologia Educacional Ltda, com apoio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, do Instituto Rodrigo Mendes e da Plataforma Canvas.

Tem como objetivo valorizar o trabalho dos professores cujos projetos educacionais, em consonância com Base Nacional Comum Curricular, contemplem a equidade e transformem a escola em ambiente de aprendizagem ativa, criativa e eficaz.

Galeria de Imagens:

Publicidade

Leia também

Selos dos Correios homenageiam Sebastião Salgado e atuação da Itaipu na COP30Foram lançados dois selos, um em homenagem ao fotógrafo Sebastião Salgado e outro que marca a participação da Itaipu e do Itaipu Parquetec na Conferência do Clima
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Educadora de Castro concorre ao prêmio "Professor Transformador" com projeto de preservação ambiental | D'PontaNews