há 4 horas
Publicado por Lucas Ribeiro

A Polícia Militar Ambiental do Paraná multou um proprietário em R$ 80 mil após flagrar o indivíduo realizando o corte de espécies nativas sem a devida autorização ambiental na cidade de Ipiranga, nos Campos Gerais. A ação ocorreu durante a última quarta-feira (21), na localidade de Coatis
A ação ocorreu após um alerta de desmatamento gerado pelo sistema MapBiomas, onde foi constatado o impedimento da regeneração de floresta nativa em razão do uso da área para atividade agrícola. A área afetada corresponde a 15,425 hectares.
Durante a vistoria, foram identificadas espécies nativas como mamica-de-porca, guaçatunga, guabirobeira e pimenteira, entre outras. O proprietário informou não possuir autorização ambiental para a realização das intervenções.
Diante dos fatos, foi lavrado Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 80.000,00. Na esfera penal, o Ministério Público será comunicado para a adoção das medidas cabíveis.
O MapBiomas Alerta é uma ferramenta utilizada pela Polícia Militar Ambiental do Paraná para monitorar e validar alertas de desmatamento de vegetação nativa. O sistema reúne dados de diferentes fontes para gerar informações precisas. Seu diferencial é o uso de imagens de satélite de alta resolução. Também emite automaticamente laudos periciais com imagens de antes e depois.
A plataforma cruza dados com áreas protegidas, terras indígenas e o CAR. Seu objetivo é fortalecer e agilizar o combate ao desmatamento ilegal.