há um dia
Gabriel Aparecido

O prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda, se pronunciou nesta quarta-feira (21) sobre as tratativas realizadas pela Prefeitura para solucionar os problemas relacionados à falta de água no município. Em comunicado, o chefe do executivo listou os projetos que estarão sendo colocados em prática pela administração municipal, como a criação de reservatórios e a substituição de encanamentos.
Em comunicado, o prefeito contou que a gestão já realizou a instalação de 6km de encanamento de captação no Rio Cinco Réis. A intervenção busca ampliar o volume de distribução de água especialmente em bairros como Jardim Primavera e outros de regiões mais altas. Os bairros já são atendidos pelo Sistema Três Bocas, de acordo com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE).
"Estamos fazendo essa rede, estamos fazendo o reservatório, estamos fazendo uma rede nova no Remonta e no Bosque da Saúde. Vamos acabar com esse problema de falta de água esse ano aqui em Jaguariaíva" enfatizou Sloboda.
Durante o anúncio também esteve em conjunto o presidente da SAMAE, Rodrigo Milek, que destacou que as obras devem auxiliar na distribuição e na maior regularidade no fornecimento.
Apenas na região do Rio Três Bocas as obras chegam a 60% de conclusão. Simultaneamente, a empresa realiza melhorias na distribuição para a Vila Edite e regiões próximas, que deverão receber o fornecimento de água de modo mais regular.
A SAMAE comunicou, nesta terça-feira (20), que devido as obras de melhoria na rede de distribuição de água, os bairros Remonta e Bosque da Saúde poderão observar alterações na água. De acordo com a companhia, podem ocorrer alterações na coloração da água de forma temporária e pontual. As ocorrências são observadas devido à movimentação de sedimentos ou eventuais rompimentos na rede.
"As equipes adotam todos os cuidados necessários e, ao identificar qualquer anormalidade, suspendem o abastecimento no trecho afetado para realizar a limpeza da rede antes da normalização do sistema", complentou a empresa.
A SAMAE orienta, ainda, que caso os moradores notem altrerações na água, eles deverão evitar o consumo momentaneamente e entrar em contato com a companhia através dos telefones oficiais.
Ao D'Ponta News, moradores de Jaguariaíva já encaminhavam mensagens pedindo por soluções sobre o abastecimento de água residencial. Em uma delas, o morador comenta que "de sete dias da semana, seis falta água". De acordo com ele, o problema era enfrentado desde o começo de 2025.