há 7 horas
Gabriel Aparecido

Com nova lei aprovada nesta quarta-feira (17), a Guarda Civil Municipal (GCM) de Jaguaríaíva integra oficialmente o conjunto da força policial do município. Com esta nova determinação do Executivo, os oficiais passam a ter o porte e uso de arma permitidos durante ocorrências policiais. Ao D'Ponta News, o prefeito Juca Sloboda contou sobre a atuação da corporação do município, que deve suprir uma demanda da população.
Leia também: Guarda Civil Municipal passa a integrar oficialmente as forças policiais em Jaguariaíva
Sloboda destacou que, a partir de agora, os guardas municípais passam a ter um plano de carreira estruturado e com outras garantias trabalhistas dentro da Lei. "A inclusão da Guarda na Lei Orgânica já fazia parte do Plano de Governo e agora começa a se estruturar pelo município", relatou. Ele complementa que, para assegurar uma boa atividade da GCM, foram adquiridas novas viaturas, veículos e equipamentos.
Questionado sobre relatos de casos de violência pelo município, feitos em sua maioria pelas redes socias, o prefeito foi enfático em dizer que a segurança tem sido uma das princípias áreas de atuação da administração pública.
"Dentro de qualquer governo, a prioridade sempre será em primeiro lugar a saúde e em segundo a segurança da população, e aqui não é diferente", frisou.
Sobre o trabalho da GCM, que já estava sendo realizado durante o ano, Juca deu destaque aos dados de queda de ocorrências pela cidade. De acordo com ele, os crimes, num geral, tiveram uma queda de cerca de 68% em Jaguriaíva em 2025. Fato que o prefeito relacionou com a inclusão da Guarda no município, feita no mesmo período.
O último levantamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP - PR) foi divulgado em uma reunião da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), em setembro deste ano. Durante a exibição dos dados, foram mostrados que, apesar de ainda altos, toda a região apresentou uma queda nos números, se comparados ao mesmo período (Janeiro à setembro) do ano anterior.