há 2 horas
Assessoria

MABEL ACIONA PRF NA BUSCA POR REDUÇÃO DE ACIDENTES NA BR-376
Trecho entre as localidades de São Bento e Alto do Amparo, em Tibagi (PR), registrou nos últimos 12 meses nove acidentes com cinco vítimas fatais
A deputada estadual Mabel Canto (PP) enviou um ofício a Polícia Rodoviária Federal (PRF) solicitando medidas para ampliar a segurança dos motoristas e passageiros que utilizam a BR-376 e diminuir o número de acidentes no trecho entre as localidades de São Bento e Alto do Amparo, em Tibagi (PR).
Levantamento recente, realizado com base exclusivamente em registros da imprensa local, aponta que, nos últimos 12 meses, no km 421 e suas imediações, foram ao menos cinco óbitos e nove acidentes graves. O último ocorreu no começo deste ano. Uma criança de cinco anos de idade morreu no local.
Segundo os motoristas que utilizam a rodovia, a implantação de um retorno próximo a uma curva gera confusão e uma interpretação equivocada do traçado da via. “Os dados evidenciam a gravidade da situação e a urgência de intervenções, tais como a instalação de redutores de velocidade como lombada eletrônica, reforço na sinalização vertical e horizontal, revisão do projeto do retorno, implantação de dispositivos de segurança viária, entre outras medidas que venham a ser tecnicamente recomendadas”, detalhou a parlamentar.
Mabel Canto vem alertando as autoridades competentes sobre o risco e os altos índices de acidentes no KM 421 da BR-376 desde 2022. Na época um requerimento apresentado na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) pela deputada solicitava ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) a adoção de medidas de segurança no local. “Até o momento nenhuma solução foi adotada em definitivo para mitigar os riscos na via”, cobrou Mabel Canto.
A deputada estadual Mabel Canto (PP) em caráter de urgência também enviou um ofício ao diretor-presidente da concessionária CCR PRVias, responsável pelo trecho da BR-376, Keller Rodrigues, solicitando um estudo técnico para redução de acidentes no KM 421.