há 2 horas
Gabriel Aparecido

O município de Rio Azul aprovou, nesta quarta-feira (17), a criação do "Banco Municipal de Talentos 50+", que servirá como um intermediário para a inserção de idosos no mercado de trabalho. O objetivo é reunir, por meio de um cadastro, pessoas com 50 anos ou mais que ainda possuem o desejo de realizar uma atividade remunerada. A Lei foi sancionada pelo prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski.
Segundo a nova legislação, entre as princípais metas está o combate ao preconceito etário no ambiente de trabalho. Em conjunto disso, está a valorização da experiência profissional e da capacidade produtiva da pessoa idosa. A Lei ainda prevê que o acesso às vagas deve ser compatível com o perfil e a habilidade dos cadastrados no sistema.
A criação da plataforma para reunião dos nomes interessados estará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social. A representante do Poder Executivo irá realizar o atendimento presencial ao interessados,com a produção do cadastro no sistema e da atualização dos seus currículos profissionais. Além disso, ficará sob responsabilidade da Secretaria, também, o encaminhamento dos inscritos para cursos de capacitação e orientação profissional.
Para tornar viável a inserção de idosos no mercado de trabalho, o Município estrá apto para firmar parcerias, convênios ou termos de cooperação com empresas de diferentes setores, com interesse em contratar profissionais com mais experiência. A Lei devrá ser regulamentada em um prazo de 90 dias, isto é, o períododemque serão definidos os procedimentos de cadstramento e formas de incentivo às empresas parceiras.