há 6 horas
Gabriel Aparecido

O município de Palmeira foi selecionado, nesta quinta-feira (23), para receber a primeira leva do “Ônibus Cuida Mais Paraná”, programa do Governo do Estado voltado ao atendimento das necessidades da população idosa. O encaminhamento do veículo será feito pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa.
O ofício foi recebido pelo prefeito de Palmeira, Altamir Sanson, que destacou, em entrevista ao D’Ponta News, que essa é uma grande conquista para a população do município, especialmente para as pessoas idosas que irão utilizar o serviço. “Esse é o resultado de grandes parcerias feitas pela gestão com o Governo do Estado, para garantir uma melhor qualidade de vida a toda a nossa população”, comemorou. Sanson ressaltou ainda que Palmeira já havia sido contemplada anteriormente com o selo internacional de Município Amigo da Pessoa Idosa.
O programa é uma iniciativa do governo estadual que visa promover o envelhecimento ativo e saudável da população idosa, por meio de um ônibus adaptado que facilita o acesso a serviços, lazer e atividades culturais. Ao todo, 289 municípios se inscreveram no programa, mas apenas 40 foram contemplados na primeira fase. “É um grande presente para a nossa cidade, resultado de grandes parcerias entre a gestão e o Governo do Estado”, reforçou o prefeito.
O “Ônibus Cuida Mais Paraná” consiste em uma iniciativa do governo estadual para disponibilizar veículos adaptados que promovem o envelhecimento ativo e saudável da população idosa, ampliando o acesso a serviços, lazer e atividades culturais em todo o estado.
O processo de doação dos ônibus deve ocorrer nas próximas semanas, após reunião entre a secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, e a administração municipal.
Entenda os beneficíos do programa:
• Transporte adaptado: A entrega de 40 ônibus adaptados para ampliar o acesso da população idosa.
• Atividades diversas: Promoção de atividades sociais, culturais, de lazer, oficinas e palestras.
• Integração social: Foco na integração social e no bem-estar, com o objetivo de facilitar o acesso a direitos e serviços de forma itinerante.
Como o programa funciona
• Coordenação: A Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) é a responsável pela coordenação do programa.
• Prioridade: A prioridade de recebimento dos ônibus é dada aos municípios que integram a Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas da OMS/OPAS e aqueles com maior percentual de população idosa.
• Capacidade: Os ônibus têm capacidade para 38 passageiros, incluindo o motorista.