há um dia
Gabriel Aparecido

UUm momento histórico foi registrado durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Irati desta terça-feira (02). Pela primeira vez, uma sessão foi presidida por uma mulher. A vice-presidente da Câmara, Teresinha Miranda Veres (PL), assumiu a condução dos trabalhos devido à ausência do presidente, Selmo de Lima Vieira (Podemos), que cumpria agenda em Brasília.
Ao D'Ponta News, a parlamentar comentou que este é um marco em sua carreira política. "Esse feito simboliza um capítulo muito importante da minha caminhada e traz um significado que vai muito além de uma conquista pessoal", conta. Para ela, ocupar este cargo representa um avanço na representatividade feminina dentro da política de Irati. O município passou 20 anos sem eleger uma mulher para o Legislativo, realidade que mudou em 2020.
Teresinha enfatiza que estar na presidência é apenas mais um passo de um caminho que vem sendo construído por ela e outras mulheres da política iratiense. "Ser a primeira mulher a presidir a Câmara reforça a força e a coragem da mulher que concilia múltiplas funções, mãe, esposa, filha, dona de casa, voluntária, empresária e ainda encontra espaço e disposição para participar da vida pública", reforça a parlamentar. Ela complementa que esse feito abre um novo espaço para outras mulheres na vida política.
Por meio da assessoria, a Câmara Municipal de Irati ressaltou que este é um marco para a Casa, que demonstra “avanços significativos na representatividade e na participação feminina no Legislativo”.