há 11 horas
Redação

A secretária estadual da Mulher, da Igualdade Racial e da Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, entregou oficialmente, em Palmeira, o Ônibus Cuida Mais Paraná, na quinta (27). O veículo é um dos primeiros 40 ônibus entregues pelo Governo do Estado para o transporte de pessoas idosas e faz parte da política estadual que amplia a mobilidade, participação social e acesso a atividades de cultura, esporte, lazer e turismo.
Para marcar a entrega, Leandre fez um passeio com um grupo de idosos pela cidade de Palmeira, celebrando o início das atividades do Cuida Mais Paraná e fortalecendo as ações voltadas ao cuidado da população idosa no município. Os ônibus foram planejados para ter estrutura acessível, com espaço para carregar USB, banheiro e frigobar para que a população idosa tenha condição de chegar ao equipamento público e ser atendida.
Prefeitos e gestores de 82 municípios receberam as chaves dos 40 ônibus e 82 carros do Cuida Mais Paraná na segunda (24), em cerimônia no Palácio Iguaçu, em Curitiba. As entregas contemplam cidades que avançaram na criação de Organismos de Políticas para Mulheres (OPM) e que estruturaram programas voltados à população idosa.
Cidade Amiga do Idoso
Em junho, Palmeira recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) a certificação de Cidade Amiga da Pessoa Idosa. O município passou a integrar a Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas, iniciativa que estimula gestores públicos a adotarem medidas para promover a inclusão social, o bem-estar, a acessibilidade e a participação ativa da população idosa.
A conquista de Palmeira demonstra a efetividade das políticas estaduais que incentivam os municípios a investirem no envelhecimento ativo e saudável, garantindo dignidade e qualidade de vida para todas as idades. Conforme a OMS, uma cidade ou comunidade amiga das pessoas idosas é um lugar que adapta seus serviços e estruturas físicas para ser mais inclusivo e receptivo às necessidades da população que envelhece. O objetivo é garantir que as pessoas idosas possam envelhecer com dignidade, autonomia e qualidade de vida.