Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Campos Gerais

Vereador de Rio Azul denuncia Prefeitura ao TCE por possível irregularidade em licitação de obra de infraestrutura

De acordo com os autos, o Poder Público estaria privilegiando uma única empresa e impedindo a competitividade no processo

há 2 horas

Gabriel Aparecido

Vereador de Rio Azul denuncia Prefeitura ao TCE por possível irregularidade em licitação de obra de infraestrutura
Foto: Reprodução
Publicidade

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) publicou no Diário Executivo desta quinta-feira (19) uma representação questionando uma contratação feita pelo município de Rio Azul. A denúncia foi realizada pelo vereador Renato Antonio Semann, que pontuou irregularidades na contratação da empresa Construtora Possamai Ltda. para a realização de obras em uma quadra poliesportiva no município.

O que diz o processo

Segundo o processo, a licitação foi classificada como "inexigibilidade", mas há indícios de adesão a uma ata de preços de outro município, Jequitinhonha, em Minas Gerais. Deste modo, a Prefeitura estaria realizando um tipo diferente de procedimento com os valores.

Além disso, os documentos apontam que não há comprovação de que a empresa escolhida ou o produto sejam os únicos fornecedores disponíveis. O processo, analisado pelo conselheiro José Durval Mattos do Amaral, aponta que o "piso modular em polipropileno é ofertado por múltiplas empresas, o que afasta a tese de inviabilidade de competição". Com isso, não há a impossibilidade de competitividade, como previa a licitação.

Em complemento a esse ponto, é ligado ao fato do valor de R$ 498.704,00 do preço contratado, destacado pelo denunciante como "incompatível com os preços do mercado". Ou seja, não foi apresentada pelo Poder Público uma justificativa que demonstre que este é o preço mais vantajoso para se realizar esta contratação.

Os últimos tópicos levantados pelo processo são o de inconsistência no Estudo Técnico Preliminar (ETP) para a viabilização da obra e a ausência de um parecer técnico ou manifestação da Controladoria sobre a regularidade do processo licitatório. Isto é, o ETP cita a possibilidade de mais de um fornecedor viável do material para a obra, um ponto que contraria a alegação de exclusividade apontada na contratação da Construtora Possamai Ltda. Em complemento a isso, os documentos técnicos não apontam uma manifestação de quem estaria realizando o controle da obra.

Decisão do TCE

O conselheiro relator, ao analisar a denúncia, apontou os indícios de irregularidade no caso, mas que ainda deverá ter uma investigação mais aprofundada. Amaral ainda não julgou o caso e deverá aguardar a defesa do Município para determinar uma decisão final.

"Em análise preliminar, verifico indícios de irregularidades em relação ao aspecto supramencionado, o qual merece exame minucioso por parte desta Corte de Contas, até para fins de uniformização da situação em relação aos demais municípios", determinou.

Defesa da Prefeitura

Por determinação do TCE, a Prefeitura terá um prazo de 15 dias para apresentar uma defesa formal em relação às denúncias apontadas, explicando a contratação da empresa escolhida. Em sequência, o processo deverá seguir para análise da área técnica do Tribunal e receber considerações do Ministério Público de Contas. Só então, o caso irá passar por julgamento da Corte.

Compartilhe:

Leia também

Com aporte de até R$ 500 mil por ano, Piraí do Sul lança programa de Benefício Assistencial EstudantilO projeto é destinado a estudantes do ensino superior, de cursos técnicos e profissionalizantes que residam no município
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Ricardo Lustosa Ribas, 154 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84.040-140

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia