Coluna Marcando História: ‘A Inteligência Artificial é autora do que ela cria?’, por Andreza Baroni | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024

Coluna Marcando História: ‘A Inteligência Artificial é autora do que ela cria?’, por Andreza Baroni

2023-06-22 às 10:00
Foto: Reprodução/Freepik

A primeira inteligência artificial foi criada em 1956 e, de lá para cá, a tecnologia relacionada a ela evoluiu muito. Hoje, além de serem utilizadas em larga escala para a realização de tarefas repetitivas, as IAs estão criando obras literárias, artísticas e científicas.

Essas obras, que em 2016 eram restritas à criação e recriação de obras de grandes artistas, hoje estão presentes em nosso dia-a-dia, seja na criação de textos pelo Chat GPT ou na criação de imagens pelo Canva, Leonardo e Midjourney.

E, uma das principais perguntas que isso traz é: quem é o autor dessas obras? A quem pertencem os direitos sobre elas? Quais as implicações que essa situação traz para aqueles que usam obras literárias e artísticas geradas por IA? E é exatamente isso que discutimos no vídeo de hoje. Confira:

Coluna Marcando História

por Andreza Baroni

Andreza Cristina Baroni é graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná, Pós-graduada em Direito Civil e Empresarial pela PUC-PR e em Propriedade Intelectual e Comércio Eletrônico pela Universidade Positivo. Também é Mestra em Direito (LL.M) em Propriedade Intelectual pela Universidade de Turim-Itália, em conjunto com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual e Mestra em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pelo PROFNIT/UFPR. A advogada é sócia e fundadora do escritório AB&D Advocacia, fundado em 2017 na cidade de Curitiba.