Coluna Marcando História: ‘FIFA vs. BRASIL: a invenção que virou indenização’, por Andreza Baroni | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024

Coluna Marcando História: ‘FIFA vs. BRASIL: a invenção que virou indenização’, por Andreza Baroni

2023-10-12 às 10:00
Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Em 2000 o inventor brasileiro Heine Allemagne desenvolveu um spray que facilitaria o trabalho dos juízes em partidas de futebol. Ele permite que um juiz demarque a posição em que os jogadores devem ficar no momento da cobrança de falta sem estragar o gramado, já que, pouco tempo depois do uso, a espuma que “pinta” o campo some sem deixar vestígios.

Para garantir os direitos sobre a invenção, Heine depositou o pedido de patente sobre o spray em 44 países, incluindo o Brasil. O produto se tornou um sucesso, e em 2012 a FIFA passou a mostrar interesse na aquisição dessas patentes.

Contudo, depois de usar o spray sem pagar nada em diversos campeonatos, inclusive na Copa do Mundo de 2014, a FIFA recuou e passou a usar outro spray, feito por um concorrente que violava as patentes de Heine e da sua empresa, a Spuni.

Em vista disso, em 2017 Heine e sua empresa processaram a FIFA pela quebra na expectativa da compra das patentes do spray, um caso que se arrasta até hoje. E é sobre isso que vamos falar no vídeo de hoje.

https://www.youtube.com/watch?v=52g0iSiNPL8

Coluna Marcando História

por Andreza Baroni

Andreza Cristina Baroni é graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná, Pós-graduada em Direito Civil e Empresarial pela PUC-PR e em Propriedade Intelectual e Comércio Eletrônico pela Universidade Positivo. Também é Mestra em Direito (LL.M) em Propriedade Intelectual pela Universidade de Turim-Itália, em conjunto com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual e Mestra em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pelo PROFNIT/UFPR. A advogada é sócia e fundadora do escritório AB&D Advocacia, fundado em 2017 na cidade de Curitiba.