Coluna Marcando História: ‘O Rei Leão e o músico esquecido’, por Andreza Baroni | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024

Coluna Marcando História: ‘O Rei Leão e o músico esquecido’, por Andreza Baroni

2023-08-24 às 10:00
O Rei Leão e o músico Solomon Linda. Fotos: Disney/Reprodução

Em 1939 o cantor sul-africano Solomon Linda gravou, junto com a sua banda, The Evening Birds, a música Mbube. Em 1950 a música foi levada aos Estados Unidos, onde foi regravada sem autorização e rebatizada de Wimoeh.

Onze anos depois, em 1961, a música foi novamente regravada pela banda The Tokens, na versão que todos conhecemos hoje: The Lion Sleeps Tonight. Essa versão ficou mundialmente famosa, em especial quando, em 1994, foi inserida no filme O Rei Leão pela Disney.

Desde a década de 1950 as adaptações, traduções e utilizações da música de Solomon Linda renderam para empresas americanas cerca de 15 milhões de dólares. Mas quase nada desse dinheiro foi repassado para o cantor ou para suas filhas, depois do seu falecimento.

A história só viria mudar em 1999, quando o jornalista Rian Malan escreveu uma reportagem para a revista Rolling Stone sobre a música Mbube e resolveu buscar justiça para o legado de Solomon Linda e suas filhas.

É essa a história que vamos contar no vídeo de hoje.

Coluna Marcando História

por Andreza Baroni

Andreza Cristina Baroni é graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná, Pós-graduada em Direito Civil e Empresarial pela PUC-PR e em Propriedade Intelectual e Comércio Eletrônico pela Universidade Positivo. Também é Mestra em Direito (LL.M) em Propriedade Intelectual pela Universidade de Turim-Itália, em conjunto com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual e Mestra em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pelo PROFNIT/UFPR. A advogada é sócia e fundadora do escritório AB&D Advocacia, fundado em 2017 na cidade de Curitiba.