Coluna Marcando História: ‘Ressuscitaram a Elis Regina: E agora?’, por Andreza Baroni | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024

Coluna Marcando História: ‘Ressuscitaram a Elis Regina: E agora?’, por Andreza Baroni

2023-07-20 às 10:00

Recentemente a Volkswagen lançou um novo comercial que mudaria completamente a forma como vemos o uso da imagem e da voz de artistas já falecidos. Isso porque, o comercial nos traz novamente a falecida cantora Elis Regina.

O que a Volkswagen fez foi utilizar uma técnica chamada de ressurreição digital, que já é utilizada há anos. Mas que vem se popularizando nos últimos tempos por conta do uso de inteligências artificiais. E é sobre isso que tratamos no vídeo de hoje, pois junto com a ressurreição digital de celebridades vem uma série de questões éticas e jurídicas importantes que precisam ser analisadas.

E, para falar sobre o tema, convidamos o Dr. Gustavo Fortunato. Ele é advogado, mestre em propriedade intelectual, especialista em Direitos Autorais e Direito do Entretenimento, autor de dois livros sobre ressurreição digital e, principalmente, meu amigo e sócio no escritório AB&D Advocacia.

Coluna Marcando História

por Andreza Baroni

Andreza Cristina Baroni é graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná, Pós-graduada em Direito Civil e Empresarial pela PUC-PR e em Propriedade Intelectual e Comércio Eletrônico pela Universidade Positivo. Também é Mestra em Direito (LL.M) em Propriedade Intelectual pela Universidade de Turim-Itália, em conjunto com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual e Mestra em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pelo PROFNIT/UFPR. A advogada é sócia e fundadora do escritório AB&D Advocacia, fundado em 2017 na cidade de Curitiba.