Sexta-feira, 12 de Abril de 2024

Coluna Marcando História: ‘TETRIS: A briga pelo jogo que viciou o mundo’, por Andreza Baroni

2024-02-15 às 13:29
Foto: Divulgação/Tetris

Em 1984 foi criado no União Soviética um jogo que iria revolucionar o mundo de videogames: o Tetris. Apesar de simples, o Tetris foi tão bem aceito que passou a ser distribuído para a população pelo próprio governo soviético e, mais tarde, os direitos autorais do jogo foram licenciados para os países que estavam além da cortina de ferro.

Em 1988 o jogo chegou até o Japão, levado por Henk Rogers, através da Nintendo. Contudo, antes que pudesse lançar oficialmente o Tetris, Henk e a Nintendo tiveram que travar uma batalha contratual de direitos autorais que envolveu a União Soviética e outra gigante dos videogames na época, a Mirrorsoft.

E é sobre essa história que vamos tratar no vídeo de hoje.

Coluna Marcando História

por Andreza Baroni

Andreza Cristina Baroni é graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná, Pós-graduada em Direito Civil e Empresarial pela PUC-PR e em Propriedade Intelectual e Comércio Eletrônico pela Universidade Positivo. Também é Mestra em Direito (LL.M) em Propriedade Intelectual pela Universidade de Turim-Itália, em conjunto com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual e Mestra em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pelo PROFNIT/UFPR. A advogada é sócia e fundadora do escritório AB&D Advocacia, fundado em 2017 na cidade de Curitiba.