{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Cultura

Professores da UEPG lançam material online com orientações para pessoas em grupo de risco

há 6 anos

Redação

Publicidade
Professores da UEPG lançam material online com orientações para pessoas em grupo de risco
Publicidade

O e-book “Covid-19: Orientações para Grupos de Risco” já está disponível na plataforma da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Proex-UEPG). A iniciativa partiu do Grupo de Estudos em Epidemiologia e Cuidados em Saúde e do Grupo de Enfrentamento à Covid-19, com a organização dos professores Erildo Vicente Müller, Giovani Marino Favero e Rafael Gomes Ditterich.

O livro traz informações baseadas em evidências científicas para os grupos mais vulneráveis à doença. As recomendações são destinadas às pessoas que possuem HIV-AIDS, hipertensão arterial sistêmica, diabete mellitus, tabagismo e aos pacientes oncológicos. Segundo Erildo Vicente Müller, professor associado do departamento de enfermagem e saúde pública e do programa de pós-graduação em ciências da saúde da UEPG, o guia reúne as principais recomendações e os cuidados indicados para os grupos que apresentam comorbidades.

O docente conta que a ideia surgiu a partir do trabalho que desempenha na universidade. “Eu faço e oriento pesquisas na iniciação científica e na pós-graduação sobre doenças crônicas, como HIV/AIDS, e doenças cardiovasculares. Ambas são consideradas perigosas porque agravam a reação do corpo à Covid-19, aumentando o nível de complicações. Com base nesses dados, buscamos elaborar um material que pudesse ser compreendido facilmente”, detalha.

Conforme Erildo, o objetivo principal era compilar as informações e torná-las acessíveis à população. “Como estamos no projeto de enfrentamento da Covid-19, transformamos os dados técnicos em linguagem coloquial. Para essa finalidade, contamos com a ajuda do grupo de pesquisa em epidemiologia e cuidados em saúde e orientandos do programa de pós-graduação em ciências da saúde”, diz.

O professor reforça o papel dos cientistas e acadêmicos no fornecimento de subsídios para que a população enfrente a pandemia de maneira consciente. “Acho que essa é uma das nossas atribuições, precisamos chegar a todos enquanto docentes, pesquisadores e acadêmicos da universidade pública. Temos muitas fake news circulando pela internet, por isso produzir e divulgar informações de qualidade, baseadas em evidências científicas, é fundamental nesse momento”, finaliza Erildo.

Consulte o material clicando aqui.

Imagens/informações: UEPG.

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Feira Verde: confira os pontos desta sexta-feiraPopulação pode comparecer em cada ponto de coleta, sem necessidade de cadastro
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Professores da UEPG lançam material online com orientações para pessoas em grupo de risco | D'PontaNews