há 5 horas
Giovanni Cardoso

O Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (CMPDA) de Ponta Grossa realiza na próxima segunda-feira (9), às 19h, uma reunião para a leitura do relatório de vistoria da empresa Clinicão, vencedora da licitação para prestação de serviços no Centro de Referência para Animais em Risco (CRAR). O encontro também incluirá a discussão de outros assuntos considerados “urgentes e polêmicos”. O encontro será realizado na Rua Balduíno Taques, 445, 3º andar.
O CMPDA já havia se manifestado em novembro de 2025 sobre a prestação de serviços da Clinicão. Na ocasião, o Conselho apontou preocupações relacionadas à licitação, à qualidade dos protocolos anestésicos e à fiscalização dos serviços, além da necessidade de garantir a inclusão de Organizações Não Governamentais (ONGs) e protetores independentes nos atendimentos.
Ainda segundo o conselho, a licitação que resultou na contratação da Clinicão apresentou indícios de irregularidades, incluindo possíveis direcionamentos e limitações à competitividade do processo. Além disso, foram apontadas diferenças entre o protocolo anestésico utilizado pela empresa e o padrão anteriormente adotado pelo Centro de Referência para Animais em Risco (CRAR) e por clínicas credenciadas pelo município.
O objetivo da reunião é apresentar oficialmente o relatório da vistoria e debater medidas para assegurar a qualidade, transparência e segurança nos serviços prestados à população e aos animais atendidos pelo município.
