há 5 horas
Amanda Martins

No segundo dia de participação na Cúpula de Prefeitos do C40, realizada no Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, apresentou projetos voltados à sustentabilidade ambiental e manteve reuniões com bancos internacionais e órgãos financiadores em busca de recursos para novas iniciativas da cidade.
Durante a tarde desta terça-feira (4), Pimentel participou da mesa-redonda “Desbloqueando investimentos para cidades e natureza”, ocasião em que a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, apresentou o projeto do Parque Linear Córrego Areiãozinho, que será implantado nos bairros Jardim das Américas, Uberaba e Boqueirão. O parque tem como objetivo utilizar soluções baseadas na natureza para evitar alagamentos e promover áreas verdes integradas à cidade.
“O Parque Linear do Areiãozinho é continuidade de uma política que já entregou 52 parques e bosques como soluções baseadas na natureza, reduzindo riscos climáticos e consolidando uma Curitiba mais resiliente e equilibrada”, afirmou o prefeito.
O projeto prevê 118 mil metros quadrados de área verde, beneficiando diretamente mais de 88 mil pessoas. Além de reduzir riscos ambientais, o parque contará com espaços esportivos, de lazer e mobilidade ativa, além de evitar ocupações irregulares. O investimento total será de R$ 63 milhões, divididos entre desapropriações e obras.
O projeto curitibano foi um dos 29 selecionados entre mais de 100 inscritos no Brasil dentro de uma incubadora nacional de projetos sustentáveis. Durante o evento, Pimentel apresentou a proposta a representantes de instituições como BNDES, CAF, BID, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Fonplata, Agência Francesa de Desenvolvimento, Novo Banco de Desenvolvimento e Banco Mundial, com o objetivo de viabilizar financiamentos.
Parceria com o Google
Ainda durante o evento, o prefeito assinou um termo de entendimento com o Google e o Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade para o Projeto AirView, que vai monitorar a qualidade do ar em tempo real em Curitiba. Cinco sensores serão instalados em diferentes pontos da cidade, incluindo áreas residenciais, industriais e de grande fluxo, para coleta contínua de dados ambientais.
Participaram da assinatura o diretor-executivo do Iclei para a América do Sul, Rodrigo Perpétuo; a presidente do Ippuc, Ana Jayme; a secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias; o superintendente de Comunicação Social, Gabriel Lopes Assunção; e o chefe de Relações Internacionais e Cerimonial da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó.
Caminhões elétricos e emissão zero
Curitiba também apresentou os resultados do programa Laneshift, voltado à redução de emissões de carbono no transporte de carga. Na cidade, foram testados quatro caminhões elétricos utilizados na coleta de resíduos, um compactador da Volvo e três veículos de coleta seletiva das marcas Jac Motors, BYD e Volkswagen.
De acordo com o inventário climático da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o transporte responde por 66% das emissões de gases de efeito estufa na capital. A Prefeitura concluiu a fase de testes e agora realiza análises financeiras para definir o cronograma de implantação dos veículos elétricos na frota municipal.
Reuniões internacionais
Encerrando o dia, Eduardo Pimentel participou de encontros com representantes do Banco Mundial (IFC), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), reforçando o compromisso de Curitiba com políticas de sustentabilidade e captação de investimentos para projetos ambientais.