há 7 horas
Amanda Martins

A Guarda Municipal de Curitiba e a Polícia Militar lançaram, na manhã desta segunda-feira (12), a Operação Integrada Centro Seguro 2026, em cerimônia realizada na Praça Tiradentes. A iniciativa prevê ações permanentes para intensificar o patrulhamento e as abordagens na região central da capital paranaense.
As operações serão conduzidas por equipes do Grupamento de Operações Especiais (GOE) e pelos grupos de Operações com Cães e Tático de Motos da Guarda Municipal, com apoio de viaturas da Regional Matriz. O objetivo é ampliar a presença das forças de segurança e aumentar a sensação de proteção para quem circula pelo Centro.
A movimentação policial chamou a atenção de moradores e trabalhadores da região. O pedreiro Laudemir Martins França, morador do Pilarzinho, afirmou ter ficado curioso ao perceber a concentração de viaturas em frente à Catedral. Para ele, o reforço é positivo. “É importante sempre ter mais policiais e reforçar a segurança para quem circula pelo Centro da cidade”, disse.
Opinião semelhante foi compartilhada pelo porteiro Roberto Freire, que utiliza a bicicleta diariamente para se deslocar pela área central. “Quanto mais segurança melhor. Eu fico tranquilo sabendo que o policiamento foi reforçado”, destacou.
A Operação Centro Seguro é integrada às demais forças estaduais de segurança e tem como foco o combate a crimes como furtos, roubos, homicídios e tráfico de drogas. Com mais de 100 agentes envolvidos, a Guarda Municipal intensifica abordagens em locais estratégicos, como as praças Rui Barbosa, Osório, Tiradentes e Oswaldo Cruz, o Terminal Guadalupe, o Largo da Ordem, o Passeio Público, a Rua XV de Novembro, além do entorno da Rodoferroviária e do Mercado Municipal.
Desde o ano passado, cerca de 390 agentes de segurança e 120 viaturas atuam no reforço do policiamento e no acolhimento social de pessoas em situação de rua, dentro do Plano de Redesenvolvimento da Região Central, Curitiba de Volta ao Centro. A proposta é tornar a região mais segura, habitável, dinâmica e acolhedora.
Em 2025, nas 11 fases da Operação Centro Seguro, foram realizadas 500 abordagens, registradas 4.302 ocorrências e efetuadas 190 prisões.