Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Curitiba e RMC

“É uma importante alternativa”, diz secretária de saúde sobre telemedicina para curitibanos no Litoral

A iniciativa busca garantir suporte médico mesmo fora da capital, por meio de orientação e consultas virtuais

há 2 dias

Redação

“É uma importante alternativa”, diz secretária de saúde sobre telemedicina para curitibanos no Litoral
Foto: Valquir Aureliano/SECOM
Publicidade

Usuários do SUS Curitibano que viajarem ao Litoral do Paraná durante o feriado de carnaval poderão contar com os serviços de telemedicina da Central Saúde Já Curitiba para atendimento de queixas agudas leves. A iniciativa busca garantir suporte médico mesmo fora da capital, por meio de orientação e consultas virtuais.

O atendimento é realizado pelo telefone (41) 3350-9000, de segunda a sexta-feira, inclusive nos feriados, das 7h às 22h, e aos sábados e domingos, das 8h às 20h. Após a ligação, o usuário escolhe no menu o tipo de atendimento desejado e é direcionado a um profissional de saúde. Se necessário, pode ser encaminhado para enfermagem ou médico, com possibilidade de videoconsulta pelo aplicativo Saúde Já Curitiba.

Para utilizar o serviço de telemedicina, é preciso ter 5 anos ou mais, ser morador de Curitiba, possuir cadastro definitivo no SUS Curitibano e ter o aplicativo Saúde Já instalado no celular, com login pelo e-Cidadão ou gov.br. Caso a demanda não possa ser resolvida de forma virtual, o paciente é orientado a buscar atendimento presencial.

Criada em abril de 2020, durante a pandemia de covid-19, a Central Saúde Já evoluiu e se consolidou como ponto de atenção do SUS Curitibano. Desde o início das atividades, já foram realizados 1,9 milhão de atendimentos e 423 mil consultas médicas. Curitiba foi a primeira cidade do país a oferecer teleatendimento virtual para casos leves pelo SUS, funcionalidade implantada em abril de 2023.

Além de atendimentos para sintomas respiratórios e outras queixas leves, como dor de garganta, vômito, diarreia, dor de cabeça e mal-estar, a Central também oferece serviços como apoio à amamentação, PrEP para HIV, auxílio para parar de fumar, agendamentos de vacinas, exames e consultas, emissão do Cartão Nacional de Saúde e orientações gerais sobre o SUS.

Segundo a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, a Central é uma alternativa importante para curitibanos que estejam no Litoral durante o carnaval e precisem de atendimento ágil e resolutivo.

Compartilhe:

Leia também

Guarda cai após ataque e detidos fogem com ajuda de moradores na RMCAgente caiu após ser atingido por objeto; viatura da Defesa Civil que prestaria apoio capotou no trajeto
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Ricardo Lustosa Ribas, 154 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84.040-140

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia