Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Economia & Vida: “Preciso estudar para ganhar dinheiro?”; por Sara Pavarini

2021-06-21 às 16:36

Uma pequena pesquisa na internet irá lhe mostrar casos de sucesso, multimilionários que alcançaram esta posição sem ter frequentado ou finalizado um curso superior. Esses casos são, muitas vezes, inspiradores para empreendedores, mas também tem gerado expectativa nos jovens. É comum ouvir depoimento de jovens que iniciam uma busca por seu “pote de ouro”, como em um conto de fadas, sem muito esforço, preparo ou planejamento os jovens acreditam que serão agraciados pelo sucesso.

Será que isso é realmente possível? Sim, temos empreendedores que conseguem alcançar o sucesso, mas essa não é a realidade da maioria.  O relatório mais recente da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, publicado em 2020, ressalta o impacto que a  educação superior pode ter na renda e empregabilidade de uma pessoa. Dentro deste contexto os jovens menos qualificados podem simplesmente ficar fora do mercado de trabalho.

O relatório aponta, ainda, um verdadeiro abismo social entre os que possuem um diploma do ensino superior e os que não têm. No ano de 2015 no Brasil uma pessoa que trabalhava em tempo integral com ensino superior ganhava em média 144% mais do que os que apenas concluíram o ensino médio.

No que tange a empregabilidade a OCDE informa que, em média, nos países associados, a taxa de emprego para os que possuem ensino superior era de 85% contra 78% para aqueles com ensino médio completo no ano de 2019.

Esses dados são muito importantes para entendermos que estudar faz toda a diferença, sobretudo em tempos de crise, mas, além disso, é preciso destacar que a educação desenvolve todo o país. A educação promove: decisões mais críticas e assertivas para eleição de representantes, redução de desigualdades, redução da violência, entre tantos outros pontos positivos para o desenvolvimento do nosso país.

Somente pela educação que o Brasil será capaz de se desenvolver!