Na manhã desta quinta-feira (30), no programa ‘Nilson de Oliveira’, da Mundi FM, o prefeito Marcelo Rangel informou que vai liberar a abertura de mercados e comércio no feriado do dia 01 de maio. “Quero deixar claro que a abertura vai depender de um acordo entre o empresário e o trabalhador, não é obrigatório”, explica. De acordo com o prefeito, a preocupação maior é com as aglomerações nos mercados. “Se amanhã (01) ficar fechado, sábado vai explodir de gente nos supermercados, aí vai dar aquela confusão”, complementa.
Para o comércio em geral, Rangel afirma que poderão abrir os que já estão na lista de escalonamento. “Se quiser abrir daquele jeito, com as portas fechadas, com a fita zebrada no balcão pode também. Nós estamos liberando para amanhã, feriado, o trabalho”, coloca.
Na terça-feira (28), o Sindilojas havia dito que as lojas estariam fechadas no dia 01 de maio.“Esse acordo faz parte da convenção coletiva realizada pelo Sindilojas; além disso, há anos já temos esse acordo com os empresários e trabalhadores do comércio de Ponta Grossa. E agora durante esse momento de pandemia, com o comércio trabalhando de forma escalonada, o decreto estabelecido pela Prefeitura determina que as lojas funcionem no sábado (2)”, afirmou o presidente do Sindilojas, José Loureiro, na ocasião.
O decreto que permite a abertura do comércio amanhã ainda não foi publicado pela prefeitura.