Depois de 25 anos, as atuais concessões do pedágio no Paraná se encerram no próximo mês de novembro, e a discussão sobre o novo modelo entra em uma fase decisiva. O Ministério da Infraestrutura apresentou, na última quarta-feira (13), um novo estudo para as concessões de rodovias do Anel de Integração do Paraná.
Dentre as propostas apresentadas está a redução entre 20% e 65% em relação às tarifas vigentes, o que faria com que os preços variem entre R$ 5,66 e R$ 13,65. Hoje, a menor tarifa praticada no estado é na praça de Jaguariaíva, onde o pedágio custa R$ 8,10.
No entanto, o modelo de concessão prevê a construção de mais 15 praças de pedágio, além das 27 já existentes. O estudo prevê que todas as praças de pedágio estejam em operação em até dois anos após o início do novo contrato.
Dividido em seis lotes, o novo edital de concessão de rodovias paranaense deve licitar 3.327 quilômetros, divididos em 42 praças de pedágio. As empresas ou consórcios vencedores da licitação assumirão o compromisso de, em 10 anos, duplicarem 1.861 km de rodovias.